Branding interno e contrato psicológico numa empresa de prestação de serviços informáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1307 |
Resumo: | Vivemos uma época de grande competitividade e luta pela sobrevivência das instituições. O desemprego, a exclusão, a xenofobia, a pobreza e o desrespeito, pela natureza e pelo semelhante, estão a atingir proporções insuportáveis para a humanidade. A situação do mundo actual desafia-nos a avivarmos valores universais, sem distinção de culturas, religiões e formas de pensar. Só assim poderemos contribuir para uma sociedade mais humanizada e um mundo melhor. A empresa pode contribuir para o bem-estar, empenho, realização pessoal e profissional dos seus trabalhadores. Neste contexto, surgiu a ideia do presente trabalho, que incidiu sobre o estudo do Employee Turnover e em que medida este é afectado pelo Branding interno e o Contrato Psicológico. A investigação empírica realizada focalizou-se numa empresa de prestação de serviços informáticos. Incidimos, essencialmente, sobre a organização da empresa e dos seus recursos humanos. Realizámos um questionário com o objectivo de medir os índices do Branding interno e do Contrato Psicológico dos colaboradores da empresa. Obtivemos sessenta e uma respostas, que tratámos através de análises factoriais em componentes principais, análises de variância univariada e estatística descritiva. Apurámos igualmente as correlações entre as dimensões encontradas. Os resultados desta investigação revelam que os homens se sentem mais satisfeitos do que as mulheres na empresa. Conseguimos estabelecer uma relação entre o Branding interno e o Contrato Psicológico mas não pudemos comprovar que estes são a causa do Turnover. Em qualquer caso, os resultados que obtivemos revelam baixos índices de Branding interno e de Contrato Psicológico, o que traduz uma insuficiente preocupação da empresa com os seus recursos humanos. |
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Branding interno e contrato psicológico numa empresa de prestação de serviços informáticosTurnoverBranding internoContrato psicológicoComportamento organizacionalRecursos humanosInternal brandingPsychological contractOrganizational behaviorHuman resourcesVivemos uma época de grande competitividade e luta pela sobrevivência das instituições. O desemprego, a exclusão, a xenofobia, a pobreza e o desrespeito, pela natureza e pelo semelhante, estão a atingir proporções insuportáveis para a humanidade. A situação do mundo actual desafia-nos a avivarmos valores universais, sem distinção de culturas, religiões e formas de pensar. Só assim poderemos contribuir para uma sociedade mais humanizada e um mundo melhor. A empresa pode contribuir para o bem-estar, empenho, realização pessoal e profissional dos seus trabalhadores. Neste contexto, surgiu a ideia do presente trabalho, que incidiu sobre o estudo do Employee Turnover e em que medida este é afectado pelo Branding interno e o Contrato Psicológico. A investigação empírica realizada focalizou-se numa empresa de prestação de serviços informáticos. Incidimos, essencialmente, sobre a organização da empresa e dos seus recursos humanos. Realizámos um questionário com o objectivo de medir os índices do Branding interno e do Contrato Psicológico dos colaboradores da empresa. Obtivemos sessenta e uma respostas, que tratámos através de análises factoriais em componentes principais, análises de variância univariada e estatística descritiva. Apurámos igualmente as correlações entre as dimensões encontradas. Os resultados desta investigação revelam que os homens se sentem mais satisfeitos do que as mulheres na empresa. Conseguimos estabelecer uma relação entre o Branding interno e o Contrato Psicológico mas não pudemos comprovar que estes são a causa do Turnover. Em qualquer caso, os resultados que obtivemos revelam baixos índices de Branding interno e de Contrato Psicológico, o que traduz uma insuficiente preocupação da empresa com os seus recursos humanos.We are living in a time of a huge competitiveness as well as a fight for the survival of institutions. Unemployment, exclusion, xenophobia, poverty and disrespect towards nature and our fellow-creatures are reaching unbearable proportions to humanity. The situation of today's world is challenging us to make world values alive, without any distinction of cultures, religions and ways of thinking. Only this way can we contribute to a more humanized society and to a better world. The enterprise can contribute to the employees' well-being, personal fulfillment, diligence, personal and professional fulfillment. The idea of the present work has come from the mentioned context, which has fallen upon the Employee Turnover study and to what extent this is affected by the internal Branding and the Psychological Contract. The empirical study has focused on an enterprise of informatics services. We have mainly investigated the organization of the enterprise and its human resources. We have organized a questionnaire to measure the internal Branding indexes and the employees' Psychological Contract. We have received sixty one answers which have been treated by means of factorial analysis in main components, univaried variance and descriptive statistics analysis. We have also concluded on the correlations among the discovered dimensions. The results of this investigation show that men feel more satisfied than women in the enterprise. We were able to establish a relationship between the internal Branding and the Psychological Contract, but we could not confirm that these are the cause of Turnover. In any case the results reveal low indexes of internal Branding and of Psychological Contract, which show an insufficient concern of the enterprise towards its human resources.2009-03-04T15:12:27Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/mswordapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1307porTorres, Pedro Gustavo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:04.867555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Vivemos uma época de grande competitividade e luta pela sobrevivência das instituições. O desemprego, a exclusão, a xenofobia, a pobreza e o desrespeito, pela natureza e pelo semelhante, estão a atingir proporções insuportáveis para a humanidade. A situação do mundo actual desafia-nos a avivarmos valores universais, sem distinção de culturas, religiões e formas de pensar. Só assim poderemos contribuir para uma sociedade mais humanizada e um mundo melhor. A empresa pode contribuir para o bem-estar, empenho, realização pessoal e profissional dos seus trabalhadores. Neste contexto, surgiu a ideia do presente trabalho, que incidiu sobre o estudo do Employee Turnover e em que medida este é afectado pelo Branding interno e o Contrato Psicológico. A investigação empírica realizada focalizou-se numa empresa de prestação de serviços informáticos. Incidimos, essencialmente, sobre a organização da empresa e dos seus recursos humanos. Realizámos um questionário com o objectivo de medir os índices do Branding interno e do Contrato Psicológico dos colaboradores da empresa. Obtivemos sessenta e uma respostas, que tratámos através de análises factoriais em componentes principais, análises de variância univariada e estatística descritiva. Apurámos igualmente as correlações entre as dimensões encontradas. Os resultados desta investigação revelam que os homens se sentem mais satisfeitos do que as mulheres na empresa. Conseguimos estabelecer uma relação entre o Branding interno e o Contrato Psicológico mas não pudemos comprovar que estes são a causa do Turnover. Em qualquer caso, os resultados que obtivemos revelam baixos índices de Branding interno e de Contrato Psicológico, o que traduz uma insuficiente preocupação da empresa com os seus recursos humanos. |
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