Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57245
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a0fb12199ca84da492d209b03d202bfe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básicoText typologies: the scientific disclosure in basic educationTextoTipologia textualDiscurso de divulgação científica mediáticaEnsinoTextType of textMediatic scientific disclosure speechTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que teve como objetivo proporcionar aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico a aquisição de competências acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue as diferentes tipologias textuais; no quadro destas, foi dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática. A necessidade de dar a conhecer estratégias para a compreensão de textos e criar saberes relativos às regras de construção e elaboração de diferentes tipos de texto é cada vez maior, uma vez que os alunos mostram ter dificuldades, quer na compreensão, quer na elaboração/estruturação de textos. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os alunos de uma turma do 1.º ano de escolaridade e de uma turma do 6.º ano de escolaridade. No 1.º ano, o objetivo adotado foi o de realizar uma sensibilização precoce (dominantemente oral) para diferentes tipos de texto, a partir de algumas propriedades elementares, e associar esse trabalho à aprendizagem da leitura e da escrita; no 6.º ano, o principal objetivo foi o de sistematizar o conhecimento dos alunos em relação à estrutura de dois tipos de texto através de práticas de leitura e de escrita. A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação e reflexão das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos e de registos fotográficos.The present report presents the work developed on the Supervised Teaching Practice, which goal was to give the opportunity to the 1st and 2nd grade students to acquire knowledge about texts compositionality, mainly about what defines and distinguishes different text types; in this matter, it was given special attention to the mediatic scientific disclosure. The need to master strategies for text comprehension and to create knowledge related to construction and elaboration of different text types is getting bigger, because students reveal difficulties both in text comprehension and text construction/structuring. In this way, some activities were proposed for 1st graders and 6th graders. In the 1st grade, the intention was to do an early awareness (oral) for different text types, starting with some elementary properties, and connect this work to reading and writing; in the 6th grade, the main intention was to synthetize the student’s knowledge of the structures of two types of text through reading and writing practices. The methodology adopted for this project was the action research and the data were collected through the observation and reflection of the lessons, the work done by the students and the photographic records.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoRamos, Catarina Daniela Rodrigues20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57245por202054446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:04.555474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Text typologies: the scientific disclosure in basic education
title Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
spellingShingle Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
Texto
Tipologia textual
Discurso de divulgação científica mediática
Ensino
Text
Type of text
Mediatic scientific disclosure speech
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
title_full Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
title_fullStr Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
title_full_unstemmed Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
title_sort Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
author Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
author_facet Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rui Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Tipologia textual
Discurso de divulgação científica mediática
Ensino
Text
Type of text
Mediatic scientific disclosure speech
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Texto
Tipologia textual
Discurso de divulgação científica mediática
Ensino
Text
Type of text
Mediatic scientific disclosure speech
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57245
url http://hdl.handle.net/1822/57245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202054446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132902458392576