Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57245 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_a0fb12199ca84da492d209b03d202bfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básicoText typologies: the scientific disclosure in basic educationTextoTipologia textualDiscurso de divulgação científica mediáticaEnsinoTextType of textMediatic scientific disclosure speechTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que teve como objetivo proporcionar aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico a aquisição de competências acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue as diferentes tipologias textuais; no quadro destas, foi dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática. A necessidade de dar a conhecer estratégias para a compreensão de textos e criar saberes relativos às regras de construção e elaboração de diferentes tipos de texto é cada vez maior, uma vez que os alunos mostram ter dificuldades, quer na compreensão, quer na elaboração/estruturação de textos. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os alunos de uma turma do 1.º ano de escolaridade e de uma turma do 6.º ano de escolaridade. No 1.º ano, o objetivo adotado foi o de realizar uma sensibilização precoce (dominantemente oral) para diferentes tipos de texto, a partir de algumas propriedades elementares, e associar esse trabalho à aprendizagem da leitura e da escrita; no 6.º ano, o principal objetivo foi o de sistematizar o conhecimento dos alunos em relação à estrutura de dois tipos de texto através de práticas de leitura e de escrita. A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação e reflexão das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos e de registos fotográficos.The present report presents the work developed on the Supervised Teaching Practice, which goal was to give the opportunity to the 1st and 2nd grade students to acquire knowledge about texts compositionality, mainly about what defines and distinguishes different text types; in this matter, it was given special attention to the mediatic scientific disclosure. The need to master strategies for text comprehension and to create knowledge related to construction and elaboration of different text types is getting bigger, because students reveal difficulties both in text comprehension and text construction/structuring. In this way, some activities were proposed for 1st graders and 6th graders. In the 1st grade, the intention was to do an early awareness (oral) for different text types, starting with some elementary properties, and connect this work to reading and writing; in the 6th grade, the main intention was to synthetize the student’s knowledge of the structures of two types of text through reading and writing practices. The methodology adopted for this project was the action research and the data were collected through the observation and reflection of the lessons, the work done by the students and the photographic records.Ramos, Rui LimaUniversidade do MinhoRamos, Catarina Daniela Rodrigues20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57245por202054446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:04.555474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico Text typologies: the scientific disclosure in basic education |
title |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
spellingShingle |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico Ramos, Catarina Daniela Rodrigues Texto Tipologia textual Discurso de divulgação científica mediática Ensino Text Type of text Mediatic scientific disclosure speech Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
title_full |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
title_fullStr |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
title_sort |
Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
author |
Ramos, Catarina Daniela Rodrigues |
author_facet |
Ramos, Catarina Daniela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Rui Lima Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Catarina Daniela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Tipologia textual Discurso de divulgação científica mediática Ensino Text Type of text Mediatic scientific disclosure speech Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Texto Tipologia textual Discurso de divulgação científica mediática Ensino Text Type of text Mediatic scientific disclosure speech Teaching Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57245 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202054446 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132902458392576 |