Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pepe, Elsa Maria Venâncio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9020
Resumo: O presente relatório contém o meu percurso de aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Exponho uma reflexão sobre a prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio e na Escola de S. Mamede, pertencente ao agrupamento, n.º 3 de Évora. A minha prática educativa teve como pressupostos as quatro dimensões comtempladas no Perfil Profissional do Educador e do Professor de 1º Ciclo. Este relatório é constituído por sete partes: a primeira refere-se á conceção do educador/professor e a sua profissionalidade; na segunda é feito o Enquadramento teórico do tema do relatório, Aprender por projectos; na terceira é feita a Caraterização/Enquadramento dos contextos institucionais do Pré- Escolar e de 1º Ciclo; na quarta parte caraterizo os grupos de Prática de Ensino Supervisionada de Pré-Escolar e de 1º Ciclo; na quinta parte apresento os Fundamentos da minha ação educativa; na sexta referencio a Organização da ação educativa, quanto ao espaço e materiais no Pré-Escolar e 1º ciclo e a organização do tempo e dos grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, e no fim descrevo o decorrer dos projetos do Pré-escolar e de 1.º Ciclo, bem como os processos e as aprendizagens realizadas a partir desta metodologia de ensino. Projects for Learning Abstract This report contains my journey of learning achieved during the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st Primary School. This report expose a reflection on the educational practice developed at Kindergarten Casa Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio and at S. Mamede School, taking into account the four dimensions of the Profile of Professional Educator and Teacher's 1st Cycle. This report consists of seven parts: the first refers to the conception of the educator / teacher and his professionalism. The second present the theoretical framework. In the third announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action.cter / Environment institutional contexts of the Preschool and 1st cycle. In the fifth announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action. In the sixth show the Organization of educational action, as to space and materials in Preschool and 1st cycle. Also show the organization of time and groups of Preschool and 1st cycle. In the seven part present the projets, on which the subject of the report, learning for projects in Preschool and 1st cycle, explaining how to learn / work on projects.
id RCAP_a111b136353e22691d3d40bf3137ee67
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetosEducador/professorPerfil profissionalO presente relatório contém o meu percurso de aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Exponho uma reflexão sobre a prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio e na Escola de S. Mamede, pertencente ao agrupamento, n.º 3 de Évora. A minha prática educativa teve como pressupostos as quatro dimensões comtempladas no Perfil Profissional do Educador e do Professor de 1º Ciclo. Este relatório é constituído por sete partes: a primeira refere-se á conceção do educador/professor e a sua profissionalidade; na segunda é feito o Enquadramento teórico do tema do relatório, Aprender por projectos; na terceira é feita a Caraterização/Enquadramento dos contextos institucionais do Pré- Escolar e de 1º Ciclo; na quarta parte caraterizo os grupos de Prática de Ensino Supervisionada de Pré-Escolar e de 1º Ciclo; na quinta parte apresento os Fundamentos da minha ação educativa; na sexta referencio a Organização da ação educativa, quanto ao espaço e materiais no Pré-Escolar e 1º ciclo e a organização do tempo e dos grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, e no fim descrevo o decorrer dos projetos do Pré-escolar e de 1.º Ciclo, bem como os processos e as aprendizagens realizadas a partir desta metodologia de ensino. Projects for Learning Abstract This report contains my journey of learning achieved during the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st Primary School. This report expose a reflection on the educational practice developed at Kindergarten Casa Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio and at S. Mamede School, taking into account the four dimensions of the Profile of Professional Educator and Teacher's 1st Cycle. This report consists of seven parts: the first refers to the conception of the educator / teacher and his professionalism. The second present the theoretical framework. In the third announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action.cter / Environment institutional contexts of the Preschool and 1st cycle. In the fifth announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action. In the sixth show the Organization of educational action, as to space and materials in Preschool and 1st cycle. Also show the organization of time and groups of Preschool and 1st cycle. In the seven part present the projets, on which the subject of the report, learning for projects in Preschool and 1st cycle, explaining how to learn / work on projects.Universidade de Évora2013-11-29T18:04:24Z2013-11-292013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/9020http://hdl.handle.net/10174/9020porndPepe, Elsa Maria Venâncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:11.558530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
Pepe, Elsa Maria Venâncio
Educador/professor
Perfil profissional
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: aprender por projetos
author Pepe, Elsa Maria Venâncio
author_facet Pepe, Elsa Maria Venâncio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pepe, Elsa Maria Venâncio
dc.subject.por.fl_str_mv Educador/professor
Perfil profissional
topic Educador/professor
Perfil profissional
description O presente relatório contém o meu percurso de aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Exponho uma reflexão sobre a prática educativa desenvolvida no Jardim de Infância Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio e na Escola de S. Mamede, pertencente ao agrupamento, n.º 3 de Évora. A minha prática educativa teve como pressupostos as quatro dimensões comtempladas no Perfil Profissional do Educador e do Professor de 1º Ciclo. Este relatório é constituído por sete partes: a primeira refere-se á conceção do educador/professor e a sua profissionalidade; na segunda é feito o Enquadramento teórico do tema do relatório, Aprender por projectos; na terceira é feita a Caraterização/Enquadramento dos contextos institucionais do Pré- Escolar e de 1º Ciclo; na quarta parte caraterizo os grupos de Prática de Ensino Supervisionada de Pré-Escolar e de 1º Ciclo; na quinta parte apresento os Fundamentos da minha ação educativa; na sexta referencio a Organização da ação educativa, quanto ao espaço e materiais no Pré-Escolar e 1º ciclo e a organização do tempo e dos grupos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, e no fim descrevo o decorrer dos projetos do Pré-escolar e de 1.º Ciclo, bem como os processos e as aprendizagens realizadas a partir desta metodologia de ensino. Projects for Learning Abstract This report contains my journey of learning achieved during the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st Primary School. This report expose a reflection on the educational practice developed at Kindergarten Casa Sagrado Coração de Jesus, Quinta do Pio and at S. Mamede School, taking into account the four dimensions of the Profile of Professional Educator and Teacher's 1st Cycle. This report consists of seven parts: the first refers to the conception of the educator / teacher and his professionalism. The second present the theoretical framework. In the third announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action.cter / Environment institutional contexts of the Preschool and 1st cycle. In the fifth announcement the characterization of Groups Supervised Teaching Practice for Preschool and 1st cycle. In the fourth part I present the basics of educational action. In the sixth show the Organization of educational action, as to space and materials in Preschool and 1st cycle. Also show the organization of time and groups of Preschool and 1st cycle. In the seven part present the projets, on which the subject of the report, learning for projects in Preschool and 1st cycle, explaining how to learn / work on projects.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-29T18:04:24Z
2013-11-29
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9020
http://hdl.handle.net/10174/9020
url http://hdl.handle.net/10174/9020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136515745382400