Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Verónica Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12197
Resumo: O presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher.
id RCAP_24baa142f901394baab13279f6d872e9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagensEducador/professorPré-escolar1º cicloAprendizagemEducator/teacherPreschoolBasic educationLearningO presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher.Universidade de Évora2014-12-30T17:07:37Z2014-12-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12197http://hdl.handle.net/10174/12197porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Coelho, Verónica Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.132908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
Coelho, Verónica Fernandes
Educador/professor
Pré-escolar
1º ciclo
Aprendizagem
Educator/teacher
Preschool
Basic education
Learning
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1º ciclo do ensino básico: aprender através de diferentes linguagens
author Coelho, Verónica Fernandes
author_facet Coelho, Verónica Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Verónica Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educador/professor
Pré-escolar
1º ciclo
Aprendizagem
Educator/teacher
Preschool
Basic education
Learning
topic Educador/professor
Pré-escolar
1º ciclo
Aprendizagem
Educator/teacher
Preschool
Basic education
Learning
description O presente trabalho relata a forma como vivi a Prática de Ensino Supervisionada (PES), referindo as evoluções feitas por mim e pelos grupos. Através deste relatório pretendo realçar o papel do professor e a necessidade de ver as crianças/alunos como seres ativos e construtivos das próprias aprendizagens, respeitando e ouvindo a ideais prévias que as crianças/alunos apresentam. Este relatório organiza-se em seis capítulos realçando o que considero terem sido os aspetos mais importantes durante a PES. O primeiro capítulo retrata o que é ser educador/professor. Do segundo ao quarto capítulo refiro as principais características das instituições e dos grupos, assim como as aprendizagens ocorridas durante a PES. O quinto capítulo descreve a aprendizagem realizada através da utilização das “Cem linguagens”. Por fim, o sexto capítulo consiste numa análise sobre as minhas práticas, e qual a essência do caderno de formação para a minha formação; ### Abstract: The following report describes my experiences during the Supervised Teaching Practice (PES). It reflects how I felt the improvements on myself and on the school groups. With this report I intend to show some of the teacher’s roles and why they need to see children/students as active and constructive beings, by listening and respecting their ideas. The present report has six chapters, on which I describe the most relevant aspects during the project. The first chapter focuses the role of educators and teachers. From the second to the fourth chapter I’ll describe the environment felt on schools and between school groups, as well as the main learning experiences obtained by students and me during the PES. The fifth chapter describes the learning through the use of the "hundred languages". Finally, chapter six reflects my personal opinion concerning my work. It shows also the importance of the terms of training for my progress as future teacher.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T17:07:37Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12197
http://hdl.handle.net/10174/12197
url http://hdl.handle.net/10174/12197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540130017280