Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Maira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36309
Resumo: Nesta tese, foi realizada a construção e aplicação de uma arquitetura pedagógica (AP) com o uso agregado dos Objetos de Aprendizagem ARQUEAD e GESTEAD. Buscou-se investigar as possíveis contribuições da AP elaborada para a formação continuada de professores atuantes na Educação a Distância (EAD), e sua reflexão acerca do modelo pedagógico e seus elementos. Neste sentido, o estudo versa sobre uma proposta de formação continuada. Esta foi realizada com a aplicação da AP projetada através de cursos de extensão e de oficinas de aprendizagem ministradas em uma disciplina de pós-graduação. Entende-se, desta forma, que foi oportunizada aos docentes, sujeitos participantes da pesquisa, uma atualização sobre o planejamento pedagógico com o uso de tecnologias digitais, bem como, experiências na utilização de metodologias pedagógicas. A fundamentação teórica foi constituída referenciando os estudos de autores como Paulo Freire, Maurice Tardif, entre outros teóricos na abordagem de aspectos relacionados com a EAD. Para cada curso ou oficina de aprendizagem, a AP construída foi sendo reformulada a fim de atender as necessidades do perfil do público e das demais atividades em que foi incorporada. Compreende-se que os sujeitos tiveram a oportunidade de refletir sobre seus saberes e seu trabalho docente. Acreditase, assim, que a participação nos cursos e oficinas ofertados, contribuiu na formação continuada dos sujeitos e os levou a considerar a necessidade de formalização de um planejamento pedagógico consistente e apropriado às práticas pedagógicas na modalidade a distância, sendo evidenciada a relevância do seu desenvolvimento quando constituído a partir dos elementos do modelo pedagógico.
id URGS_0ec7ba5853208997fb4042b56c72afaa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36309
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bernardi, MairaBehar, Patrícia Alejandra2012-01-13T01:20:14Z2011http://hdl.handle.net/10183/36309000817408Nesta tese, foi realizada a construção e aplicação de uma arquitetura pedagógica (AP) com o uso agregado dos Objetos de Aprendizagem ARQUEAD e GESTEAD. Buscou-se investigar as possíveis contribuições da AP elaborada para a formação continuada de professores atuantes na Educação a Distância (EAD), e sua reflexão acerca do modelo pedagógico e seus elementos. Neste sentido, o estudo versa sobre uma proposta de formação continuada. Esta foi realizada com a aplicação da AP projetada através de cursos de extensão e de oficinas de aprendizagem ministradas em uma disciplina de pós-graduação. Entende-se, desta forma, que foi oportunizada aos docentes, sujeitos participantes da pesquisa, uma atualização sobre o planejamento pedagógico com o uso de tecnologias digitais, bem como, experiências na utilização de metodologias pedagógicas. A fundamentação teórica foi constituída referenciando os estudos de autores como Paulo Freire, Maurice Tardif, entre outros teóricos na abordagem de aspectos relacionados com a EAD. Para cada curso ou oficina de aprendizagem, a AP construída foi sendo reformulada a fim de atender as necessidades do perfil do público e das demais atividades em que foi incorporada. Compreende-se que os sujeitos tiveram a oportunidade de refletir sobre seus saberes e seu trabalho docente. Acreditase, assim, que a participação nos cursos e oficinas ofertados, contribuiu na formação continuada dos sujeitos e os levou a considerar a necessidade de formalização de um planejamento pedagógico consistente e apropriado às práticas pedagógicas na modalidade a distância, sendo evidenciada a relevância do seu desenvolvimento quando constituído a partir dos elementos do modelo pedagógico.In this thesis, the construction and application of a pedagogical architecture (PA) together with the Learning Objects ARQUEAD and GESTEAD were conducted. The aim was to investigate the possible contributions of such PA elaborated for the continued education of teachers working with Long Distance Learning, and their reflections about the pedagogical model and its elements. In this sense, the study discusses a proposal for continued education, which was made with the application of the PA projected through extension courses and learning workshops conducted in a discipline of a post-graduate degree. We meant to give teachers, active subjects of the study, an opportunity and an update about pedagogical planning making use of digital technologies as well as experiences using pedagogical methodologies. Studies of authors like Paulo Freire, Maurice Tardif, among other theorists in the subject of Long Distance Learning were referenced as theoretical foundation. For each course or learning workshop, the PA built kept on being reformulated so as to suit the needs of the public and of the activities where it was incorporated. We understand that the participating subjects had an opportunity to reflect about their knowledge and about their teaching. The belief, therefore, is that participation in the courses and workshops offered contributed to the continuous education of participants and led them to consider the need for a formalization of a consistent pedagogical planning in regard of Long Distance pedagogical practices, the relevance of their development becoming evident when constituted from the elements of the pedagogical model.application/pdfporEnsino a distânciaObjeto de aprendizagemProfessorFormaçãoEducação continuadaPedagogical modelPedagogical architectureDistance learningLearning objectsPrática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817408.pdf.txt000817408.pdf.txtExtracted Texttext/plain408658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/2/000817408.pdf.txt7193131c65c94a1cb02d061ed5dc4434MD52ORIGINAL000817408.pdf000817408.pdfTexto completoapplication/pdf4306824http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/1/000817408.pdf1b4b5ce79be54277f558399712935a24MD51THUMBNAIL000817408.pdf.jpg000817408.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/3/000817408.pdf.jpgc0a9d5027b08144a1ac9f39a40d8bb4bMD5310183/363092021-12-06 05:41:58.761423oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:41:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
title Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
spellingShingle Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
Bernardi, Maira
Ensino a distância
Objeto de aprendizagem
Professor
Formação
Educação continuada
Pedagogical model
Pedagogical architecture
Distance learning
Learning objects
title_short Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
title_full Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
title_fullStr Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
title_full_unstemmed Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
title_sort Prática pedagógica em EAD : uma proposta de arquitetura pedagógica para formação continuada de professores
author Bernardi, Maira
author_facet Bernardi, Maira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Maira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Objeto de aprendizagem
Professor
Formação
Educação continuada
topic Ensino a distância
Objeto de aprendizagem
Professor
Formação
Educação continuada
Pedagogical model
Pedagogical architecture
Distance learning
Learning objects
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical model
Pedagogical architecture
Distance learning
Learning objects
description Nesta tese, foi realizada a construção e aplicação de uma arquitetura pedagógica (AP) com o uso agregado dos Objetos de Aprendizagem ARQUEAD e GESTEAD. Buscou-se investigar as possíveis contribuições da AP elaborada para a formação continuada de professores atuantes na Educação a Distância (EAD), e sua reflexão acerca do modelo pedagógico e seus elementos. Neste sentido, o estudo versa sobre uma proposta de formação continuada. Esta foi realizada com a aplicação da AP projetada através de cursos de extensão e de oficinas de aprendizagem ministradas em uma disciplina de pós-graduação. Entende-se, desta forma, que foi oportunizada aos docentes, sujeitos participantes da pesquisa, uma atualização sobre o planejamento pedagógico com o uso de tecnologias digitais, bem como, experiências na utilização de metodologias pedagógicas. A fundamentação teórica foi constituída referenciando os estudos de autores como Paulo Freire, Maurice Tardif, entre outros teóricos na abordagem de aspectos relacionados com a EAD. Para cada curso ou oficina de aprendizagem, a AP construída foi sendo reformulada a fim de atender as necessidades do perfil do público e das demais atividades em que foi incorporada. Compreende-se que os sujeitos tiveram a oportunidade de refletir sobre seus saberes e seu trabalho docente. Acreditase, assim, que a participação nos cursos e oficinas ofertados, contribuiu na formação continuada dos sujeitos e os levou a considerar a necessidade de formalização de um planejamento pedagógico consistente e apropriado às práticas pedagógicas na modalidade a distância, sendo evidenciada a relevância do seu desenvolvimento quando constituído a partir dos elementos do modelo pedagógico.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-13T01:20:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36309
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000817408
url http://hdl.handle.net/10183/36309
identifier_str_mv 000817408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/2/000817408.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/1/000817408.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36309/3/000817408.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7193131c65c94a1cb02d061ed5dc4434
1b4b5ce79be54277f558399712935a24
c0a9d5027b08144a1ac9f39a40d8bb4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085218444378112