Artes Digitais em Jogo Sério: Conceção de jogo sério em Unity para consciencialização sobre questões políticas e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Tiago Filipe Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11298
Resumo: Com a expansão da web e a sua popularização, alargou-se o acesso à informação e a possibilidade de envolvimento e participação em questões e movimentos à distância, nomeadamente por parte de ativistas que expõem nos seus trabalhos questões políticas e sociais e que utilizam a web, em especial as redes sociais, para fazer chegar aos públicos os trabalhos e, assim, abrir um canal para apresentar as suas mensagens. Os jogos sérios podem também tirar partido da informação obtida através da web, das redes sociais e de artefactos artísticos digitais aí divulgados, convertê-la num contexto específico, conducente à consciencialização do jogador sobre essas questões. Os jogos sérios baseados em questões políticas e sociais são o foco desta tese, com uma análise de jogos digitais com conteúdo político e/ou ativista existentes, de forma a compreender de que forma as tecnologias contribuem para a criação, divulgação e utilização de artefactos de artes digitais. A componente prática da tese contempla a conceção, desenvolvimento e implementação de um jogo sério em Unity, com o intuito de consciencializar as pessoas para as questões políticas e sociais em torno do movimento da Primavera Árabe no Egito. Com o recurso ao conteúdo web, este jogo utiliza artefactos digitais obtidos do artista-ativista Carlos Latuff. Este conceito procura simular o ambiente da cidade do Cairo e as adversidades vividas pela população e pelos ativistas através de um jogo sério, como forma de promover o alargamento do conhecimento e a consciencialização do jogador sobre a Primavera Árabe no Egito. Os testes deste jogo realizados junto a um conjunto de pessoas conduziram a resultados positivos nas opções tomadas durante a conceção do jogo, na contextualização do tema da Primavera Árabe no Egito e na consciencialização sobre o tema. Logo, é possível afirmar que a utilização de um jogo sério para a consciencialização de questões políticas e sociais pode ser encarado como uma solução viável.
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