O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maia, Pedro Junqueira, Fonte, Vera Maria Seco Afonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88718
Resumo: Obra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.
id RCAP_a13ef4f09a1f232af6c5b9f6199f9ef4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas BrancoFolk music and melody in the 1.ª Suite Alentejana (1919) by Luiz de Freitas BrancoLuiz de Freitas Branco1.ª Suite AlentejanaFolclorismo musical nacionalAnálise musicalNational musical folkloreMusical analysisObra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.A distinctive and very particular work by Luiz de Freitas Branco (1890–1955), the 1.ª Suite Alentejana (1919) presents a less usual aspect of the composer's language – the evocation of folk elements from his region of choice, the Alentejo. Practically an aside in his musical output, the Suite nevertheless reflects a versatility in the aesthetic dimension of his language, simultaneously revealing his rational and universalistic sides, someone who has resorted to the means necessary to achieve a certain end. Although various authors recognise a folk element in the 1.ª Suite Alentejana, this aspect has yet to be explored in greater depth, on the basis of a more detailed study of the musical writing adopted by the composer. The aim of this article is to present an analysis of the score, focused on the different types of melodies and textures used, in order to identify and better understand how the composer incorporates folk melodies in the work’s musical discourse.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoMatos, Vítor Hugo Ferreira deMaia, Pedro JunqueiraFonte, Vera Maria Seco Afonso2023-10-242023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88718porMatos, V., Maia, P., & Fonte, V. (2023). O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco. Diacrítica, 37(1), 28–46. https://doi.org/10.21814/diacritica.47580870-89672183-917410.21814/diacritica.4758https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:20:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:16.252357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
Folk music and melody in the 1.ª Suite Alentejana (1919) by Luiz de Freitas Branco
title O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
spellingShingle O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Luiz de Freitas Branco
1.ª Suite Alentejana
Folclorismo musical nacional
Análise musical
National musical folklore
Musical analysis
title_short O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
title_full O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
title_fullStr O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
title_full_unstemmed O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
title_sort O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
author Matos, Vítor Hugo Ferreira de
author_facet Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Maia, Pedro Junqueira
Fonte, Vera Maria Seco Afonso
author_role author
author2 Maia, Pedro Junqueira
Fonte, Vera Maria Seco Afonso
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Maia, Pedro Junqueira
Fonte, Vera Maria Seco Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Luiz de Freitas Branco
1.ª Suite Alentejana
Folclorismo musical nacional
Análise musical
National musical folklore
Musical analysis
topic Luiz de Freitas Branco
1.ª Suite Alentejana
Folclorismo musical nacional
Análise musical
National musical folklore
Musical analysis
description Obra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
2023-10-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88718
url https://hdl.handle.net/1822/88718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matos, V., Maia, P., & Fonte, V. (2023). O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco. Diacrítica, 37(1), 28–46. https://doi.org/10.21814/diacritica.4758
0870-8967
2183-9174
10.21814/diacritica.4758
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137423885598720