O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88718 |
Resumo: | Obra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra. |
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O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas BrancoFolk music and melody in the 1.ª Suite Alentejana (1919) by Luiz de Freitas BrancoLuiz de Freitas Branco1.ª Suite AlentejanaFolclorismo musical nacionalAnálise musicalNational musical folkloreMusical analysisObra distinta e particular na produção de Luiz de Freitas Branco (1890–1955), a 1.ª Suite Alentejana (1919) apresenta-se conotada com uma vertente menos usual da linguagem do compositor – a evocação de elementos folclorizantes da sua região de eleição, o Alentejo. Praticamente um aparte na sua criação musical, a Suite espelha assim uma versatilidade na sua dimensão estética, revelando concomitantemente um lado tão universalista como racional – alguém que se socorre dos meios necessários para atingir um determinado fim. Apesar de vários autores reconhecerem a vertente folclorista na 1.ª Suite Alentejana, este aspeto ainda está por explorar de forma mais aprofundada, partindo de um estudo mais detalhado da escrita musical adotada por Freitas Branco. Com este artigo pretendemos propor uma análise da partitura focada nos diferentes tipos de melodias e texturas utilizadas, de forma a identificar e compreender melhor de que modo o autor incorpora elementos de cariz folclórico no discurso musical da obra.A distinctive and very particular work by Luiz de Freitas Branco (1890–1955), the 1.ª Suite Alentejana (1919) presents a less usual aspect of the composer's language – the evocation of folk elements from his region of choice, the Alentejo. Practically an aside in his musical output, the Suite nevertheless reflects a versatility in the aesthetic dimension of his language, simultaneously revealing his rational and universalistic sides, someone who has resorted to the means necessary to achieve a certain end. Although various authors recognise a folk element in the 1.ª Suite Alentejana, this aspect has yet to be explored in greater depth, on the basis of a more detailed study of the musical writing adopted by the composer. The aim of this article is to present an analysis of the score, focused on the different types of melodies and textures used, in order to identify and better understand how the composer incorporates folk melodies in the work’s musical discourse.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoMatos, Vítor Hugo Ferreira deMaia, Pedro JunqueiraFonte, Vera Maria Seco Afonso2023-10-242023-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88718porMatos, V., Maia, P., & Fonte, V. (2023). O folclorismo e a melodia na 1.ª Suite Alentejana (1919) de Luís de Freitas Branco. Diacrítica, 37(1), 28–46. https://doi.org/10.21814/diacritica.47580870-89672183-917410.21814/diacritica.4758https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-10-26T01:24:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-10-26T01:24:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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