A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19146
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais no mestrado em Reabilitação Psicomotora tem como objetivo a apresentação do trabalho de Intervenção Psicomotora no âmbito da Intervenção Precoce, bem como dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Numa primeira fase são descritas as bases teóricas que sustentam uma segunda parte, na qual é sintetizada a intervenção realizada na Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, apresentando dois casos individuais de crianças seguidas no âmbito da Reabilitação Psicomotora, e uma família com menores em situação de perigo, acompanhada no âmbito de Formação e Aconselhamento Parental. Por fim, será apresentado um projeto de investigação, realizado no decorrer do estágio, com o objetivo de analisar as competências préescolares de crianças com 5 anos, comparando esses resultados com os dados recolhidos no ano letivo anterior com outras crianças, realizando o estudo comparativo entre 2017 e 2018.
id RCAP_a14381cc8a308b6001ae568ce91b9d4f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parentalAtraso global do desenvolvimento psicomotorCAFAPCompetências pré-escolaresEMDIIPIntervenção precoceIntervenção psicomotoraProblemas de comportamentoBehavioral problemsCAFAPEarly interventionEMDIIPGlobal development delayPreschool skillsPsychomotor interventionDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais no mestrado em Reabilitação Psicomotora tem como objetivo a apresentação do trabalho de Intervenção Psicomotora no âmbito da Intervenção Precoce, bem como dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Numa primeira fase são descritas as bases teóricas que sustentam uma segunda parte, na qual é sintetizada a intervenção realizada na Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, apresentando dois casos individuais de crianças seguidas no âmbito da Reabilitação Psicomotora, e uma família com menores em situação de perigo, acompanhada no âmbito de Formação e Aconselhamento Parental. Por fim, será apresentado um projeto de investigação, realizado no decorrer do estágio, com o objetivo de analisar as competências préescolares de crianças com 5 anos, comparando esses resultados com os dados recolhidos no ano letivo anterior com outras crianças, realizando o estudo comparativo entre 2017 e 2018.The presente report, developed for the Curricular Unit Ramo de Aprofundamento de Competências in the Master degree in Psychomotor Rehabilitation aims to understand the contributions of Psychomotor Intervention in the scope of Early Intervention, as well as the Family Support Centers and Parental Counseling. In a first phase the theoretical bases that support a second part are described, in which the intervention carried out in the Mobile Team for Early Childhood Development and Intervention is summarized, presenting two individual cases of children followed in the field of Psychomotor Rehabilitation, and a family with children under in the context of Parental Training and Counseling. Finally, a research project will be presented, which was carried out during the internship, with the objective of analyzing the preschool skills of 5-year-old children, comparing these results with the data collected in the previous school year, by carrying out the comparative study between 2017 and 2018.Brandão, Maria Teresa Perlico MachadoRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Mariana Borges2019-12-26T16:14:30Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19146TID:202276422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:05.043804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
title A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
spellingShingle A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
Fernandes, Mariana Borges
Atraso global do desenvolvimento psicomotor
CAFAP
Competências pré-escolares
EMDIIP
Intervenção precoce
Intervenção psicomotora
Problemas de comportamento
Behavioral problems
CAFAP
Early intervention
EMDIIP
Global development delay
Preschool skills
Psychomotor intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
title_full A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
title_fullStr A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
title_full_unstemmed A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
title_sort A intervenção psicomotora na EMDIIP: atuação no âmbito da intervenção precoce e de centros de apoio familiar e aconselhamento parental
author Fernandes, Mariana Borges
author_facet Fernandes, Mariana Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mariana Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Atraso global do desenvolvimento psicomotor
CAFAP
Competências pré-escolares
EMDIIP
Intervenção precoce
Intervenção psicomotora
Problemas de comportamento
Behavioral problems
CAFAP
Early intervention
EMDIIP
Global development delay
Preschool skills
Psychomotor intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Atraso global do desenvolvimento psicomotor
CAFAP
Competências pré-escolares
EMDIIP
Intervenção precoce
Intervenção psicomotora
Problemas de comportamento
Behavioral problems
CAFAP
Early intervention
EMDIIP
Global development delay
Preschool skills
Psychomotor intervention
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais no mestrado em Reabilitação Psicomotora tem como objetivo a apresentação do trabalho de Intervenção Psicomotora no âmbito da Intervenção Precoce, bem como dos Centros de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. Numa primeira fase são descritas as bases teóricas que sustentam uma segunda parte, na qual é sintetizada a intervenção realizada na Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce, apresentando dois casos individuais de crianças seguidas no âmbito da Reabilitação Psicomotora, e uma família com menores em situação de perigo, acompanhada no âmbito de Formação e Aconselhamento Parental. Por fim, será apresentado um projeto de investigação, realizado no decorrer do estágio, com o objetivo de analisar as competências préescolares de crianças com 5 anos, comparando esses resultados com os dados recolhidos no ano letivo anterior com outras crianças, realizando o estudo comparativo entre 2017 e 2018.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26T16:14:30Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19146
TID:202276422
url http://hdl.handle.net/10400.5/19146
identifier_str_mv TID:202276422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131132880486400