Padrão alimentar, oferta alimentar geográfica e rendimento em contexto escolar : relação com o estado nutricional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33979 |
Resumo: | Tese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2017 |
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Padrão alimentar, oferta alimentar geográfica e rendimento em contexto escolar : relação com o estado nutricionalObesidadeObesidade infanto-juvenilAtividade-físicaHábitos alimentaresOferta alimentarTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Nutrição Clínica, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2017Ao longo das últimas décadas tem-se registado um aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade a nível mundial, sendo a obesidade considerada a epidemia do século XXI. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, se a tendência atual se mantiver, em 2025 cerca de 17 milhões de crianças e adolescentes, em todo o mundo, com idade até aos 18 anos, terão excesso de peso e obesidade, resultante de uma anormal ou excessiva acumulação de gordura corporal tendo diversas co-morbilidades associadas. Existem diversos fatores que poderão estar associados, como as escolhas alimentares, a inatividade física, a falta de informação, o marketing, fatores psicológicos e ambientais. Constituindo a alimentação um dos fatores-chave para a prevenção e/ou tratamento do excesso de peso e obesidade será importante estudar quais os fatores que influenciam as escolhas alimentares das crianças e adolescentes de modo a serem tomadas as respetivas medidas preventivas. Atualmente verifica-se a existência de uma larga oferta alimentar junto dos estabelecimentos de ensino, onde os estudos realizados até ao momento mostram uma divergência de resultados, havendo em alguns evidência de que a oferta alimentar perto dos estabelecimentos de ensino influenciam a compra e composição corporal dos alunos. O presente estudo tem como principal objetivo relacionar os hábitos alimentares dos alunos em horário escolar com o estado nutricional, oferta alimentar na zona geográfica escolar e o rendimento escolar dos alunos. Foram considerados para esse efeito alunos que frequentam o 7º e 9º anos de escolaridade em duas escolas públicas e duas escolas privadas da região da grande Lisboa, tendo sido selecionadas aleatoriamente três turmas de cada ano de escolaridade em cada escola (N=613). Os alunos envolvidos responderam a um questionário que inclui dados sociodemográficos, hábitos alimentares, hábitos e locais de compra e atividade física. Posteriormente foi realizada uma avaliação antropométrica e analisado o rendimento escolar de cada aluno. No presente estudo verificou-se que 80,8% dos alunos do 7º ano e 83,2% dos alunos do 9º ano apresentam eutrofia, 13,7% dos alunos do 7º ano e 12,8% dos alunos do 9º ano apresentam excesso de peso e 3,6% e 3,7% no 7º e 9º ano respetivamente são classificados como obesos. Nos hábitos alimentares dos alunos as refeições menos omitidas são o almoço e o pequeno-almoço. Entre a frequência da ingestão alimentar do pequeno-almoço, lanche a meio da manhã, e lanche a meio da tarde e o Índice de Massa Corporal (IMC) verifica-se uma correlação negativa que permite concluir que quanto mais frequente é a ingestão alimentar, menor será o IMC. Para além do IMC, a frequência alimentar apresenta, uma correlação positiva com a média de notas dos alunos. Ao analisar a prática de atividade física, apenas 30,6% dos alunos do 7º ano e 30,4% dos do 9º ano são classificados como “muito ativos”, sendo estes os que mais se aproximam das recomendações definidas pela OMS para a prática de exercício físico. Relativamente às compras efetuadas pelos alunos na área circundante aos estabelecimentos de ensino, consta-se que 31% afirma realizar compras na zona geográfica envolvente à escola com regularidade, sendo os alimentos mais comprados pelos alunos os doces, produtos de pastelaria e snacks salgados. Os alunos que realizam uma maior quantidade de compras são os que têm uma maior oferta alimentar na zona geográfica escolar.the last decades, there has been registered an increase in the incidence of overweight and obesity worldwide, being the obesity considered the epidemic of the 21st century. According to the World Health Organization (WHO), if that trend continues, it is estimated about 17 million children and adolescents in worldwide, aged up to 18 years old, will have an excess of weight and obesity as a result of an abnormal or excessive accumulation of body fat having several associated comorbidities. There are several factors might be associated, such as the food choices, the physical inactivity, the lack of information, the marketing, and the psychological and environmental factors. The alimentation is one of the key factors for the prevention and/or treatment of overweight and obesity, it will be important to study what factors influence the food choices of children and adolescents in order to speculate preventive measures. Currently, there is a variety of food supply in schools, where previous studies show a divergence of results, and there are some evidences that the food supply near the educational institutions influences the purchase and body composition of students. This study aims to relate the food habits of the students during their school time schedule with their nutritional status, the food supply in the school surrounding area and their school performance. For this purpose, it was considered students who attended from the 7th and 9th grade in two public schools and two private schools in the Greater Lisbon region, where three classes of each grade were randomly selected from the target schools (N = 613). The students answered a questionnaire that included socio-demographic data, food habits, habits/places of purchase, and physical activity. Later, an anthropometric evaluation was carried out and the school performance of each student was analyzed. The results show that 80.8% of students from the 7th grade and 83.2% from the 9th grade have eutrophy. Furthermore, 13.7% of students from the 7th grade and 12.8% from the 9th grade have overweight, and 3.6% and 3.7% in the 7th and 9th grade respectively are classified as obese. About the food habits of these students, the least omitted meals are the lunch and the breakfast. The intake frequency of breakfast, mid-morning snack, mid-afternoon snack and Body Mass Index (BMI) shows a negative correlation that allows concluding when the frequency of food intake is higher, the BMI is lower. In addition to BMI, the food frequency has a positive correlation with the average grades of the students. Analyzing the practice of physical activity, only 30.6% of students from the 7th grade and 30.4% from the 9th grade are classified as "very active", which is closest to the recommendations defined by the WHO for the practice of physical exercise. Regarding the purchases made by the students in the surrounding area of the educational establishments, about 31% have affirmed their purchases are made in the surrounding area regularly, being the sweets, products of pastries, and salty snacks the most bought by the students. The students who carry out a greater quantity of purchases are those that have a greater food supply in the school surrounding area.Sousa, JoanaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Margarida Resendes Pires dos, 1992-2018-06-20T11:42:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33979TID:201786087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:29:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:47.782352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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