Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Isabel Monteiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/28725
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a15ca98190b2f51ac4ee269af04b77eb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino BásicoLúdicoEnsino-aprendizagem do Estudo do meio/ históriaPatrimónioLudicTeaching and learning environmental studies / historyHeritage site372.4904371.382Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO método transmissivo com que são abordados os temas relativos ao Estudo do Meio, mais concretamente os conteúdos referentes à História, é uma preocupação cada vez mais recorrente, onde é necessário intervir. Cada vez mais assistimos à desmotivação e desinteresse dos nossos alunos perante a História dos nossos antepassados e, consequentemente, à falta de conhecimentos dos mesmos perante a história da sua região e meio envolvente. Deste modo, o presente relatório de estágio surge de uma necessidade observada na turma relativamente à falta de conhecimentos que os alunos detêm sobre a história da sua região, mais concretamente sobre o Património Cultural de Braga. Assim, para combater o método transmissivo com que são abordados os temas relativos à História, inserida na área de Estudo Meio, e também por constatar, durante as semanas de observação, o fascínio da turma perante os jogos e a atividade lúdica, esta investigação surge na tentativa de demonstrar os efeitos da utilização do lúdico na aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio, mais precisamente no campo das Ciências Sociais. Esta investigação, essencialmente de caráter qualitativo, desencadeou-se ao longo de 15 semanas, com a implementação de diversas atividades lúdicas no âmbito do Património Cultural de Braga, com uma turma de 3.º ano, composta por 19 alunos. O caráter quantitativo esteve também presente nesta investigação através da implementação de um questionário inicial e final. Assim, através da análise dos resultados obtidos com a presente investigação, e mesmo tendo consciência que o tempo de implementação foi curto, é possível concluir que a prática de atividades lúdicas é facilitadora e potencializa a aprendizagem de conteúdos de Estudo do Meio (História), tornando esta área do saber motivadora para as crianças.The transmissive method that examines the issues related to Environmental Studies, more specifically the content related to history, is an increasing concern, where action is needed. More and more, we see the demotivation and disaffection of our students before the history of our ancestors and consequently their lack of knowledge before the history of their own region and surroundings. Thus, this internship report arises from a perceived need in the class regarding lack of knowledge students have about their region is history, more specifically on the Cultural Heritage of Braga. So to combat the transmissive method in approaching the themes related to history, in the area of Environmental Studies, and because could see, the fascination of the class with the games and playful activities during the weeks of observation, this research appears in an attempt to demonstrate the effects of the use of playful learning content of Environmental Studies, more precisely in the field of Social Sciences. This research essentially qualitative was unleashed over 15 weeks, with the implementation of various recreational activities under the Cultural Heritage of Braga, with a third-grade class composed of 19 students. The quantitative trait was also present in this investigation through the implementation of an initial and final questionnaire. Thus, by analyzing the results obtained from the present investigation and even being aware that the implementation time was short we conclude that the practice of recreational activities facilitates and enhances the learning content of Environmental Studies (History), making this area of knowledge motivating for children.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoAraújo, Ana Isabel Monteiro20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/28725por201407639info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:50.239338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
Araújo, Ana Isabel Monteiro
Lúdico
Ensino-aprendizagem do Estudo do meio/ história
Património
Ludic
Teaching and learning environmental studies / history
Heritage site
372.4
904
371.382
title_short Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Aprender o património cultural com diversão: potencialidades do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1º ciclo do Ensino Básico
author Araújo, Ana Isabel Monteiro
author_facet Araújo, Ana Isabel Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Isabel Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino-aprendizagem do Estudo do meio/ história
Património
Ludic
Teaching and learning environmental studies / history
Heritage site
372.4
904
371.382
topic Lúdico
Ensino-aprendizagem do Estudo do meio/ história
Património
Ludic
Teaching and learning environmental studies / history
Heritage site
372.4
904
371.382
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/28725
url https://hdl.handle.net/1822/28725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132730248658944