Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Luís Fernando Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7197
Resumo: À medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar.
id RCAP_a15eb97f2ae5a83300f332d4c0632cdf
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7197
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autistaAutismoHipoterapiaLeituraLinguagemEnsino estruturadoModelo techeÀ medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar.The school intends to increasingly enter within all students, whatever their characteristics and needs and so it becomes important to look for strategies that encompass the regular education and special education, introducing in schools, specialized support services, enhance individualized schedules in order to better respond to the educational needs of the students, promote the improvement of quality of life of those who have greater difficulties by minimizing the problems, giving them tools so as to prepare them for life after school and so better cope with the difficulties of everyday life. The Hippotherapy appears as a potential instrument in the development of learning and in the improvement of the quality of life of people with autism. We intend to so expose the work with an autistic student in class of structured teaching and the benefit of the hippotherapy sessions in addition to the development of learning. The work lead us to conclude that the hippotherapy can assume an important role in the development of learning in autistic children and in improving their quality of life, being unquestionably a therapeutic area of interest to explore.2017-01-31T12:56:22Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7197porMonteiro, Luís Fernando Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:07.754409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
title Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
spellingShingle Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
Monteiro, Luís Fernando Carvalho
Autismo
Hipoterapia
Leitura
Linguagem
Ensino estruturado
Modelo teche
title_short Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
title_full Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
title_fullStr Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
title_full_unstemmed Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
title_sort Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
author Monteiro, Luís Fernando Carvalho
author_facet Monteiro, Luís Fernando Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Luís Fernando Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Hipoterapia
Leitura
Linguagem
Ensino estruturado
Modelo teche
topic Autismo
Hipoterapia
Leitura
Linguagem
Ensino estruturado
Modelo teche
description À medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-31T12:56:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7197
url http://hdl.handle.net/10348/7197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137137626447872