Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7197 |
Resumo: | À medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar. |
id |
RCAP_a15eb97f2ae5a83300f332d4c0632cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7197 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autistaAutismoHipoterapiaLeituraLinguagemEnsino estruturadoModelo techeÀ medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar.The school intends to increasingly enter within all students, whatever their characteristics and needs and so it becomes important to look for strategies that encompass the regular education and special education, introducing in schools, specialized support services, enhance individualized schedules in order to better respond to the educational needs of the students, promote the improvement of quality of life of those who have greater difficulties by minimizing the problems, giving them tools so as to prepare them for life after school and so better cope with the difficulties of everyday life. The Hippotherapy appears as a potential instrument in the development of learning and in the improvement of the quality of life of people with autism. We intend to so expose the work with an autistic student in class of structured teaching and the benefit of the hippotherapy sessions in addition to the development of learning. The work lead us to conclude that the hippotherapy can assume an important role in the development of learning in autistic children and in improving their quality of life, being unquestionably a therapeutic area of interest to explore.2017-01-31T12:56:22Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7197porMonteiro, Luís Fernando Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7197Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:07.754409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
title |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
spellingShingle |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista Monteiro, Luís Fernando Carvalho Autismo Hipoterapia Leitura Linguagem Ensino estruturado Modelo teche |
title_short |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
title_full |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
title_fullStr |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
title_full_unstemmed |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
title_sort |
Educação especial: a importância da hipoterapia no desenvolvimento da aprendizagem na criança autista |
author |
Monteiro, Luís Fernando Carvalho |
author_facet |
Monteiro, Luís Fernando Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Luís Fernando Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Hipoterapia Leitura Linguagem Ensino estruturado Modelo teche |
topic |
Autismo Hipoterapia Leitura Linguagem Ensino estruturado Modelo teche |
description |
À medida que a escola pretende cada vez mais inserir no seu seio todos os alunos, sejam quais forem as suas características e necessidades, torna-se importante procurar estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial, que introduzam nas escolas serviços de apoio diversificados, especializados, realcem programações individualizadas com o fim de melhor responder às necessidades educacionais dos alunos, promovam a melhoria de qualidade de vida daqueles que têm maiores dificuldades, minimizando as problemáticas, dando-lhes ferramentas de forma a prepara-los para a vida pós-escolar e assim melhor enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A hipoterapia surge então como um potencial instrumento no desenvolvimento das aprendizagens e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo. Pretendemos assim dar a conhecer o trabalho desenvolvido com um aluno autista em sala de aula de ensino estruturado e o benefício das sessões de hipoterapia como complemento do desenvolvimento das aprendizagens. O trabalho desenvolvido leva-nos a concluir que a hipoterapia pode assumir um papel relevante no desenvolvimento das aprendizagens de crianças autistas e na melhoria da qualidade de vida constituindo incontestavelmente uma área de interesse terapêutico a explorar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-01-31T12:56:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7197 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137137626447872 |