Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10972 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança |
id |
RCAP_a1621e7c32469991aeacf01a2379f99c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalMétodo viannaConsciênciaConsciência corporalVianna methodConsciousnessBodily awarenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da DançaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP) inserido no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED - 7ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (EADCN), durante o ano lectivo de 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O estágio teve com principal objetivo valorizar a consciência corporal com base no método Vianna , qual promove a atitude consciente como suporte para a especialização do movimento, acreditando que a dança deve acontecer de ‘dentro para fora’. O grupo de estudo contemplou cinco alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do Curso de Ensino Especializado em Dança. Os alunos encontravam-se na faixa etária de início da adolescência, altura em que começa a transição corporal e mental para a vida adulta. A pesquisa foi realizada com base na metodologia investigação-ação, tendo-se desencadeado um processo auto avaliativo por parte da estagiária no decorrer do processo. Recorreu-se a métodos qualitativos para a recolha de dados, tendo-se usado como suporte as tabelas de observação, diário de bordo, apoio de vídeo gravação e entrevista. Os resultados e conclusões do estágio realçam a importância do auto-entendimento dos alunos, de forma a criarem uma proximidade com os seus corpos que os leve à tomada de consciência das facilidades e dificuldades das suas funções corporais. Conclui-se, assim, que a utilização do método Vianna permitiu aos alunos desenvolverem uma maior autonomia e aproveitamento durante a aprendizagem de uma técnica codificada, como é o caso da Técnica de Dança Clássica.ABSTRACT-This report is based on a workplace Internship, part of the MA on Dance Education from the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. The internship took place at Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, throughout the 2018-2019 academic year as part of the course on Classical Dance Techniques. The main purpose of this undertaking was to instigate bodily awareness as outlined by the Vianna method. This approach is known for promoting consciousness as a basis for specialised movement where dancing comes from within. The research subject group was comprised of 5 pupils of the 2nd year of the 2nd cycle of the specialised course in Dance. In their early teens, the students find themselves on the onset of puberty where their bodies are beginning the transition to adult bodies and minds. Research relied on an investigation-action approach which yielded self-examination on the part of the intern. Documentation included charts, diaries, video diaries and interviews. This report and its findings affirm the importance of self-awareness, allowing the pupils a greater understanding of their strengths and weaknesses. The Vianna Method fosters development and maximises the understanding of such a structured discipline as Dance is.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLMoreira, Camila Izabel2020-01-10T13:59:56Z2019-11-282019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10972TID:202329194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.137387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
title |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
spellingShingle |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional Moreira, Camila Izabel Método vianna Consciência Consciência corporal Vianna method Consciousness Bodily awareness |
title_short |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
title_full |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
title_fullStr |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
title_full_unstemmed |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
title_sort |
Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional |
author |
Moreira, Camila Izabel |
author_facet |
Moreira, Camila Izabel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Camila Izabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método vianna Consciência Consciência corporal Vianna method Consciousness Bodily awareness |
topic |
Método vianna Consciência Consciência corporal Vianna method Consciousness Bodily awareness |
description |
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 2019-11-28T00:00:00Z 2020-01-10T13:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10972 TID:202329194 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10972 |
identifier_str_mv |
TID:202329194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459758710784 |