Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Camila Izabel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10972
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança
id RCAP_a1621e7c32469991aeacf01a2379f99c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalMétodo viannaConsciênciaConsciência corporalVianna methodConsciousnessBodily awarenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da DançaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP) inserido no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED - 7ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (EADCN), durante o ano lectivo de 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O estágio teve com principal objetivo valorizar a consciência corporal com base no método Vianna , qual promove a atitude consciente como suporte para a especialização do movimento, acreditando que a dança deve acontecer de ‘dentro para fora’. O grupo de estudo contemplou cinco alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do Curso de Ensino Especializado em Dança. Os alunos encontravam-se na faixa etária de início da adolescência, altura em que começa a transição corporal e mental para a vida adulta. A pesquisa foi realizada com base na metodologia investigação-ação, tendo-se desencadeado um processo auto avaliativo por parte da estagiária no decorrer do processo. Recorreu-se a métodos qualitativos para a recolha de dados, tendo-se usado como suporte as tabelas de observação, diário de bordo, apoio de vídeo gravação e entrevista. Os resultados e conclusões do estágio realçam a importância do auto-entendimento dos alunos, de forma a criarem uma proximidade com os seus corpos que os leve à tomada de consciência das facilidades e dificuldades das suas funções corporais. Conclui-se, assim, que a utilização do método Vianna permitiu aos alunos desenvolverem uma maior autonomia e aproveitamento durante a aprendizagem de uma técnica codificada, como é o caso da Técnica de Dança Clássica.ABSTRACT-This report is based on a workplace Internship, part of the MA on Dance Education from the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. The internship took place at Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, throughout the 2018-2019 academic year as part of the course on Classical Dance Techniques. The main purpose of this undertaking was to instigate bodily awareness as outlined by the Vianna method. This approach is known for promoting consciousness as a basis for specialised movement where dancing comes from within. The research subject group was comprised of 5 pupils of the 2nd year of the 2nd cycle of the specialised course in Dance. In their early teens, the students find themselves on the onset of puberty where their bodies are beginning the transition to adult bodies and minds. Research relied on an investigation-action approach which yielded self-examination on the part of the intern. Documentation included charts, diaries, video diaries and interviews. This report and its findings affirm the importance of self-awareness, allowing the pupils a greater understanding of their strengths and weaknesses. The Vianna Method fosters development and maximises the understanding of such a structured discipline as Dance is.Instituto Politécnico de LisboaEscola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLMoreira, Camila Izabel2020-01-10T13:59:56Z2019-11-282019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10972TID:202329194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.137387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
spellingShingle Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Moreira, Camila Izabel
Método vianna
Consciência
Consciência corporal
Vianna method
Consciousness
Bodily awareness
title_short Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_fullStr Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_full_unstemmed Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
title_sort Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
author Moreira, Camila Izabel
author_facet Moreira, Camila Izabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Camila Izabel
dc.subject.por.fl_str_mv Método vianna
Consciência
Consciência corporal
Vianna method
Consciousness
Bodily awareness
topic Método vianna
Consciência
Consciência corporal
Vianna method
Consciousness
Bodily awareness
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
2019-11-28T00:00:00Z
2020-01-10T13:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10972
TID:202329194
url http://hdl.handle.net/10400.21/10972
identifier_str_mv TID:202329194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459758710784