Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O desempenho de um programa educacional é considerado o resultado obtido pela combinação de fatores de entrada e de saída, onde se avalia o rendimento através da relação entre as entradas (insumos) da escola e dos estudantes e uma medida de saída (rendimento acadêmico). No contexto dos Institutos Federais, as avaliações educacionais têm sido utilizadas para realizar diagnósticos, reflexões, planejamentos e formulação de políticas públicas para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, bem como, identificar as competências desenvolvidas durante a formação. Entretanto, a avaliação de programas ou cursos profissionalizantes no Brasil ainda é uma realidade pouco aplicada nos contextos institucionais. Objetivo: A presente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) busca identificar como as pesquisas desenvolvidas e disseminadas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais têm contemplado a tríade “Avaliação, Cursos profissionalizantes e Institutos Federais do Brasil”. Métodos: Para atingir este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em uma RSL, sendo realizado uma pesquisa nas bases de dados b-on, SciELO e Scopus, levando-se em consideração a produção dos últimos cinco anos, utilizando descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão. Para a análise e codificação dos artigos foi utilizado o software de análise de dados qualitativos WebQDA. Resultados: O processo de busca resultou um conjunto inicial de 1039 artigos encontrados e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 15 para compor o corpus de análise. Em função dessa pesquisa foi possível perceber que as avaliações dos programas ou cursos são realizadas através de questionários e entrevistas, geralmente aplicados no final da formação e a influência ou utilização desses resultados nos ajustes curriculares necessitam maiores detalhamento nos estudos. Conclusões: A RSL nos permitiu identificar três lacunas nos estudos analisados: falta de articulação dos resultados, falta de influência na melhoria do currículo e ausência de acompanhamento e monitorização ao longo do curso. |
id |
RCAP_a16e265c432fff356db0b335b49fff0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no BrasilInstitutos FederaisCursos profissionalizantesAvaliação de programasRevisão sistemática da literatura.Resumo: Introdução: O desempenho de um programa educacional é considerado o resultado obtido pela combinação de fatores de entrada e de saída, onde se avalia o rendimento através da relação entre as entradas (insumos) da escola e dos estudantes e uma medida de saída (rendimento acadêmico). No contexto dos Institutos Federais, as avaliações educacionais têm sido utilizadas para realizar diagnósticos, reflexões, planejamentos e formulação de políticas públicas para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, bem como, identificar as competências desenvolvidas durante a formação. Entretanto, a avaliação de programas ou cursos profissionalizantes no Brasil ainda é uma realidade pouco aplicada nos contextos institucionais. Objetivo: A presente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) busca identificar como as pesquisas desenvolvidas e disseminadas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais têm contemplado a tríade “Avaliação, Cursos profissionalizantes e Institutos Federais do Brasil”. Métodos: Para atingir este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em uma RSL, sendo realizado uma pesquisa nas bases de dados b-on, SciELO e Scopus, levando-se em consideração a produção dos últimos cinco anos, utilizando descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão. Para a análise e codificação dos artigos foi utilizado o software de análise de dados qualitativos WebQDA. Resultados: O processo de busca resultou um conjunto inicial de 1039 artigos encontrados e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 15 para compor o corpus de análise. Em função dessa pesquisa foi possível perceber que as avaliações dos programas ou cursos são realizadas através de questionários e entrevistas, geralmente aplicados no final da formação e a influência ou utilização desses resultados nos ajustes curriculares necessitam maiores detalhamento nos estudos. Conclusões: A RSL nos permitiu identificar três lacunas nos estudos analisados: falta de articulação dos resultados, falta de influência na melhoria do currículo e ausência de acompanhamento e monitorização ao longo do curso.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045Alves,Luciana Argôlo CorreiaVentura,AlexandreMendes,Thiago Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:22Zoai:scielo:S2184-77702022000300045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:45.540884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
title |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
spellingShingle |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil Alves,Luciana Argôlo Correia Institutos Federais Cursos profissionalizantes Avaliação de programas Revisão sistemática da literatura. |
title_short |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
title_full |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
title_fullStr |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
title_sort |
Revisão sistemática da literatura sobre avaliação de programas nos cursos profissionalizantes em Institutos Federais no Brasil |
author |
Alves,Luciana Argôlo Correia |
author_facet |
Alves,Luciana Argôlo Correia Ventura,Alexandre Mendes,Thiago Souto |
author_role |
author |
author2 |
Ventura,Alexandre Mendes,Thiago Souto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Luciana Argôlo Correia Ventura,Alexandre Mendes,Thiago Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Institutos Federais Cursos profissionalizantes Avaliação de programas Revisão sistemática da literatura. |
topic |
Institutos Federais Cursos profissionalizantes Avaliação de programas Revisão sistemática da literatura. |
description |
Resumo: Introdução: O desempenho de um programa educacional é considerado o resultado obtido pela combinação de fatores de entrada e de saída, onde se avalia o rendimento através da relação entre as entradas (insumos) da escola e dos estudantes e uma medida de saída (rendimento acadêmico). No contexto dos Institutos Federais, as avaliações educacionais têm sido utilizadas para realizar diagnósticos, reflexões, planejamentos e formulação de políticas públicas para aprimoramento da qualidade do ensino ofertado, bem como, identificar as competências desenvolvidas durante a formação. Entretanto, a avaliação de programas ou cursos profissionalizantes no Brasil ainda é uma realidade pouco aplicada nos contextos institucionais. Objetivo: A presente Revisão Sistemática da Literatura (RSL) busca identificar como as pesquisas desenvolvidas e disseminadas em revistas acadêmicas nacionais e internacionais têm contemplado a tríade “Avaliação, Cursos profissionalizantes e Institutos Federais do Brasil”. Métodos: Para atingir este objetivo, foi utilizada uma abordagem qualitativa baseada em uma RSL, sendo realizado uma pesquisa nas bases de dados b-on, SciELO e Scopus, levando-se em consideração a produção dos últimos cinco anos, utilizando descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão. Para a análise e codificação dos artigos foi utilizado o software de análise de dados qualitativos WebQDA. Resultados: O processo de busca resultou um conjunto inicial de 1039 artigos encontrados e após aplicação dos critérios de exclusão, selecionou-se 15 para compor o corpus de análise. Em função dessa pesquisa foi possível perceber que as avaliações dos programas ou cursos são realizadas através de questionários e entrevistas, geralmente aplicados no final da formação e a influência ou utilização desses resultados nos ajustes curriculares necessitam maiores detalhamento nos estudos. Conclusões: A RSL nos permitiu identificar três lacunas nos estudos analisados: falta de articulação dos resultados, falta de influência na melhoria do currículo e ausência de acompanhamento e monitorização ao longo do curso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410412445696 |