"Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marta Flora Almeida Dias
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/2999
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar.
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spelling "Ler bem para aprender melhor": um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitoraDissertação de mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Escolar.As investigações realizadas no âmbito da leitura têm proliferado de uma forma muito significativa nas últimas décadas. O interesse por esta competência deve-se ao facto da leitura assumir um papel determinante na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional. A leitura é considerada como uma ferramenta insubstituível que permite aos sujeitos leitores aceder a um conjunto de experiências e conhecimentos. Desta forma e dada a importância que lhe é atribuída é crucial conhecer e compreender os seus modelos de aquisição, os processos que lhe são subjacentes, as componentes que a constituem, bem como as metodologias de ensino, como forma de poderem desenvolver uma actuação mais consciente, informada e adequada aos alunos. Apesar desta realidade, continua-se a verificar, que as dificuldades sentidas na leitura continuam a ser uma das principais razões das retenções no 1º Ciclo e do encaminhamento dos alunos para os Serviços de Psicologia e Orientação. O insucesso na aquisição da leitura influencia, por vezes de uma forma decisiva, a aprendizagem noutras áreas disciplinares, para as quais o domínio desta competência é essencial. Por esta razão pode condicionar o percurso escolar do aluno e desencadear um conjunto de consequências negativas, como o desinvestimento face à aprendizagem, problemas comportamentais e afectivos. Desta forma, afigura-se como fundamental que estas situações sejam alvo de uma sinalização e avaliação adequadas e atempadas, com o intuito de se desenvolverem planos de intervenção eficazes. Sabe-se, aliás, que um dos factores determinantes desta eficácia é a precocidade da intervenção. Neste estudo procurou-se construir e avaliar a eficácia dum programa de intervenção para alunos do 3º ano de escolaridade com dificuldades ao nível da descodificação leitora (velocidade e acuidade leitora). O programa foi aplicado a um grupo de 6 alunos, durante 21 sessões. A nível metodológico optou-se por efectuar um estudo de caso. Uma apreciação de cariz qualitativo efectuada pela professora titular e pela psicóloga que aplicou o programa indicaram a ocorrência de mudanças positivas quer nas variáveis objecto de treino quer nos comportamentos dos alunos. Na avaliação quantitativa dos efeitos do programa foram considerados os resultados obtidos pelos alunos em três variáveis: velocidade, acuidade e compreensão leitora. No tratamento estatístico recorreu-se à análise de variância para medidas repetidas e ao teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados obtidos mostraram ganhos significativos em todas as variáveis. Os dados mostraram igualmente que estes ganhos não eram iguais para todos os sujeitos.During the last past decades, the investigations about reading have been numerous. We owe the interest from this competence to the fact that reading has a very important role when we talk about learning and both scholar and professional success. Reading is considered as an irreplaceable instrument that allows the readers to get a whole set of experiments and knowledge. According to the importance we are attributing reading, it is crucial to know and to understand its models of acquisition, the processes that are inherent to it and the several components, as well as the teaching methodologies, so that we can develop a more conscientious, informed and fit attitude towards our pupils. Though we are all aware of the reality, we still sense that reading difficulties are one of the main reasons to in success in the First Cycle as well as the reason to enrol the pupils on the Psychology and Orientation Services. The lack of the reading competency strongly influences the learning on other subjects that need this competency, so that it can draw barriers to the pupil’s scholarship and blossom some negative consequences (lack of interest on learning, behaviour and emotional problems). So, it is absolutely fundamental to detect and evaluate in a short period of time all these situations to develop the necessary answers. We know that precocious detections are a way to efficiency. Our study builds and evaluates the efficiency of a program of intervention to a third year pupils that had difficulty of reading decoding (speed and sharpness). The program was done with a group of six pupils during twenty-one sessions. Methodologically, we chose to do a case study. A qualitative analysis, made by the pupils’ school teacher and by the psychologist that applied the program, indicated the occurrence of positive changes both in the object of training variables, and in students’ behaviour. In the quantitive analysis of the program effects, three variables were considered: velocity, accuracy and comprehension. In statistic analysis, general linear models for repeated measures and Wilcoxon tests were used. The results obtained showed substantial gains in all variables. It also showed that these gains were not equal for all subjects.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoRibeiro, Marta Flora Almeida Dias20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/2999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:29.185944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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