O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Joana Filipa Pereira das
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25229
Resumo: O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira é dedicada ao projeto educativo. Atualmente encontramo-nos emergidos num mundo tecnológico e cada vez mais esse mundo tornar-se-á parte de todas as áreas da nossa vida, nomeadamente da educação, por isso é necessário que os professores se atualizassem neste campo e desenvolvam novas formas de ensinar e partilhar conhecimento. Dentro do cenário atual educacional emerge uma preocupação em envolver os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos. Deste modo, este projeto alia as novas tecnologias com o ensino à distância, utilizando uma metodologia de ensino híbrido, onde se escolheu a plataforma Google Classroom como ferramenta de trabalho. Esta investigação pretende avaliar as potencialidades do Ensino Híbrido para estímulo do envolvimento parental no primeiro ano de aprendizagem de alunos de Viola d’arco. A segunda parte deste documento consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na classe de viola d´arco da Academia de Música de Vilar do Paraíso
id RCAP_a184e0ed5cb9bf87bd1084dbd1c6caf8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbridoEnvolvimento parentalEnsino híbridoGoogle classroomPedagogia instrumentalViola d´arcoO Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira é dedicada ao projeto educativo. Atualmente encontramo-nos emergidos num mundo tecnológico e cada vez mais esse mundo tornar-se-á parte de todas as áreas da nossa vida, nomeadamente da educação, por isso é necessário que os professores se atualizassem neste campo e desenvolvam novas formas de ensinar e partilhar conhecimento. Dentro do cenário atual educacional emerge uma preocupação em envolver os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos. Deste modo, este projeto alia as novas tecnologias com o ensino à distância, utilizando uma metodologia de ensino híbrido, onde se escolheu a plataforma Google Classroom como ferramenta de trabalho. Esta investigação pretende avaliar as potencialidades do Ensino Híbrido para estímulo do envolvimento parental no primeiro ano de aprendizagem de alunos de Viola d’arco. A segunda parte deste documento consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na classe de viola d´arco da Academia de Música de Vilar do ParaísoThe Final Report of the Supervised Teaching Practice component of the Master´s Degree in Music Teaching is divided into two parts. The first is dedicated to the educational project. Nowadays we are emerging in a technological world, and this world will increasingly become a part of all areas of our lives, namely education, so it is necessary for teachers to be updated in this field and to develop new ways of teaching and share knowledge. Within the current educational scenario emerges a concern to involve parents in the learning process of their students, so this project combines the new technologies with distance learning, using a blended learning methodology, where the Google Classroom platform was chosen as a working tool. This research intended to evaluate the potential of hybrid teaching to stimulate parental involvement in the students first year of learning Viola. The second part of this document consists in the internship report written during the school year of 2017/2018, in the viola class of the Music Academy of Vilar do Paraíso2019-02-06T14:38:51Z2018-10-31T00:00:00Z2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25229TID:202240533porNeves, Joana Filipa Pereira dasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:08Zoai:ria.ua.pt:10773/25229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:36.515263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
title O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
spellingShingle O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
Neves, Joana Filipa Pereira das
Envolvimento parental
Ensino híbrido
Google classroom
Pedagogia instrumental
Viola d´arco
title_short O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
title_full O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
title_fullStr O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
title_full_unstemmed O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
title_sort O envolvimento parental no primeiro ano da aprendizagem da viola d'arco: um estudo sobre o ensino híbrido
author Neves, Joana Filipa Pereira das
author_facet Neves, Joana Filipa Pereira das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Joana Filipa Pereira das
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento parental
Ensino híbrido
Google classroom
Pedagogia instrumental
Viola d´arco
topic Envolvimento parental
Ensino híbrido
Google classroom
Pedagogia instrumental
Viola d´arco
description O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira é dedicada ao projeto educativo. Atualmente encontramo-nos emergidos num mundo tecnológico e cada vez mais esse mundo tornar-se-á parte de todas as áreas da nossa vida, nomeadamente da educação, por isso é necessário que os professores se atualizassem neste campo e desenvolvam novas formas de ensinar e partilhar conhecimento. Dentro do cenário atual educacional emerge uma preocupação em envolver os pais no processo de aprendizagem dos seus educandos. Deste modo, este projeto alia as novas tecnologias com o ensino à distância, utilizando uma metodologia de ensino híbrido, onde se escolheu a plataforma Google Classroom como ferramenta de trabalho. Esta investigação pretende avaliar as potencialidades do Ensino Híbrido para estímulo do envolvimento parental no primeiro ano de aprendizagem de alunos de Viola d’arco. A segunda parte deste documento consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo 2017/2018, na classe de viola d´arco da Academia de Música de Vilar do Paraíso
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31T00:00:00Z
2018-10-31
2019-02-06T14:38:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25229
TID:202240533
url http://hdl.handle.net/10773/25229
identifier_str_mv TID:202240533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137640310636544