As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Rita Cláudia de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12415
Resumo: A dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.
id RCAP_a1870a74331cbf5dc0aa8b119f7fde98
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissionalServiço socialRelações profissionaisEstudanteEnsino superiorFormaçãoDesenvolvimento de competênciasCompetencias relacionaisSocial workProfessional relationshipRelational skillsAcademic training in social workA dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.2017-02-15T17:33:44Z2016-09-27T00:00:00Z2016-09-272016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12415TID:201263165porBarata, Rita Cláudia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:03.016927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
title As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
spellingShingle As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
Barata, Rita Cláudia de Oliveira
Serviço social
Relações profissionais
Estudante
Ensino superior
Formação
Desenvolvimento de competências
Competencias relacionais
Social work
Professional relationship
Relational skills
Academic training in social work
title_short As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
title_full As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
title_fullStr As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
title_full_unstemmed As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
title_sort As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
author Barata, Rita Cláudia de Oliveira
author_facet Barata, Rita Cláudia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Rita Cláudia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Relações profissionais
Estudante
Ensino superior
Formação
Desenvolvimento de competências
Competencias relacionais
Social work
Professional relationship
Relational skills
Academic training in social work
topic Serviço social
Relações profissionais
Estudante
Ensino superior
Formação
Desenvolvimento de competências
Competencias relacionais
Social work
Professional relationship
Relational skills
Academic training in social work
description A dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T00:00:00Z
2016-09-27
2016-09
2017-02-15T17:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/12415
TID:201263165
url http://hdl.handle.net/10071/12415
identifier_str_mv TID:201263165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134823462207488