As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12415 |
Resumo: | A dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL. |
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As narrativas dos estudantes do 3º ano da licenciatura em Serviço Social sobre a relação profissionalServiço socialRelações profissionaisEstudanteEnsino superiorFormaçãoDesenvolvimento de competênciasCompetencias relacionaisSocial workProfessional relationshipRelational skillsAcademic training in social workA dissertação de mestrado aqui apresentada assume como tema de investigação a Relação Profissional na perspetiva dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Serviço Social. O objetivo geral que orientou a pesquisa visava compreender o processo de construção e o significado atribuído pelos estudantes de Serviço Social à Relação Profissional. Para tal, procurou-se compreender o significado da relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; sistematizar competências relacionais exploradas pelos estudantes de Serviço Social; analisar a atribuição da formação académica (planos curriculares, estágios curriculares, supervisão e práticas pedagógicas) na aquisição das perspetivas e competências no âmbito da relação profissional; analisar o papel do autoconhecimento na relação profissional na perspetiva dos estudantes de Serviço Social; explorar e compreender as potencialidades, desafios e limites associados à relação profissional pelos estudantes de Serviço Social. Ao nível das opções metodológicas, a presente investigação adotou o modo de abordagem qualitativo, constituindo-se como um estudo fenomenológico e descritivo, orientado pela lógica indutiva. A recolha de dados realizou-se através das técnicas de entrevista semiestruturada e da análise documental dos planos de estudos. O tratamento dos dados realizou-se através da análise de conteúdo de doze entrevistas aos estudantes de 3º ano das Licenciaturas em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e do ISCTE-IUL.2017-02-15T17:33:44Z2016-09-27T00:00:00Z2016-09-272016-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12415TID:201263165porBarata, Rita Cláudia de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:18Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:03.016927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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