Autoestima docente e grupo disciplinar: os grupos disciplinares de educação física, matemática e português ao nível dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Filipe Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4921
Resumo: Considerando os professores o principal agente no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem, sendo estes o centro de uma escola que se pretende inclusiva, onde é necessário a promoção de um trabalho cooperativo para que se possa promover a “partilha” bem como promover o desenvolvimento multilateral e harmonioso de todos os alunos, considerando sempre as suas necessidades/dificuldades, torna-se extremamente importante que os docentes se apresentem motivados, que sintam um bem-estar geral perante a escola, que apresentem satisfação profissional perante a sua ação bem como se sintam professores capazes e competentes no que respeita à aplicação de práticas pedagógicas adequadas em sala de aula. Assim, e tendo em atenção todos os elementos anteriormente referidos, o objetivo deste estudo passa então por perceber que tipo de correlação existe entre as diferentes variáveis (presentes no questionário sobre a autoestima profissional) em diferentes grupos disciplinares. A amostra deste estudo foi constituída por 223 professores (N=163 do género feminino e N=60 do género masculino) de todo o país e de diferentes grupos disciplinares (Educação Física, Matemática e Português). Para o levantamento dos dados pretendidos foi aplicado o questionário sobre a Escala de Autoestima Profissional – E.A.P (Leitão, 2012). Foi possível concluir, através do tratamento e análise dos dados recolhidos, que existia uma correlação positiva entre todas as variáveis presentes nas hipóteses em estudo, as quais se encontram apresentadas a seguir: Hipótese 1 – Nos professores de Educação Física o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000); Hipótese 2 – Nos professores de Matemática o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000); Hipótese 3 – Nos professores de Português o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000). 
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BÁSICO E SECUNDÁRIOSPORTSELF-ESTEEMPROFESSIONAL SATISFACTIONTEACHERSPRIMARY EDUCATIONConsiderando os professores o principal agente no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem, sendo estes o centro de uma escola que se pretende inclusiva, onde é necessário a promoção de um trabalho cooperativo para que se possa promover a “partilha” bem como promover o desenvolvimento multilateral e harmonioso de todos os alunos, considerando sempre as suas necessidades/dificuldades, torna-se extremamente importante que os docentes se apresentem motivados, que sintam um bem-estar geral perante a escola, que apresentem satisfação profissional perante a sua ação bem como se sintam professores capazes e competentes no que respeita à aplicação de práticas pedagógicas adequadas em sala de aula. Assim, e tendo em atenção todos os elementos anteriormente referidos, o objetivo deste estudo passa então por perceber que tipo de correlação existe entre as diferentes variáveis (presentes no questionário sobre a autoestima profissional) em diferentes grupos disciplinares. A amostra deste estudo foi constituída por 223 professores (N=163 do género feminino e N=60 do género masculino) de todo o país e de diferentes grupos disciplinares (Educação Física, Matemática e Português). Para o levantamento dos dados pretendidos foi aplicado o questionário sobre a Escala de Autoestima Profissional – E.A.P (Leitão, 2012). Foi possível concluir, através do tratamento e análise dos dados recolhidos, que existia uma correlação positiva entre todas as variáveis presentes nas hipóteses em estudo, as quais se encontram apresentadas a seguir: Hipótese 1 – Nos professores de Educação Física o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000); Hipótese 2 – Nos professores de Matemática o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000); Hipótese 3 – Nos professores de Português o sentimento de competência e capacidade, a satisfação pessoal nas relações profissionais, a perceção do reconhecimento pelos outros e a relação com os alunos, relacionam-se de forma positiva entre si (P=0,000). Whereas teachers the principal agent with regard to the teaching-learning process, being the center of a school that intends to be inclusive, where the promotion of cooperative work is required so that we can promote "sharing" and multilateral development, and harmonious of all students, always considering their needs/difficulties, it is extremely important that teachers present themselves motivated, feel a general welfare towards school, present professional satisfaction with their action and feel capable and competent regarding the implementation of practical appropriate teaching in the classroom. Therefore, taking into account all the above considerations, the aim of this study then proceeds to realize what kind of correlation exists between the different variables (considering the questionnaire on professional self-esteem) in different subject groups. The study sample consisted of 223 teachers (N =163 females and N=60 males) from all over the country and from different disciplinary groups (Physical Education, Mathematics and Portuguese). To survey the desired data, it was applied a questionnaire on the Scale of Professional Esteem - EAP (Leitão, 2012). It was concluded, through treatment and analysis of the data collected, that there was a positive correlation between all the variables present in the cases under study, which are presented below: Hypothesis 1 – In Physical Education teachers the sense of competence and capacity, the personal satisfaction in professional relationships, the perception of recognition by others and the relationship with students, relate positively to each other (P = 0.000); Hypothesis 2 – In Mathematics teachers the sense of competence and capacity, the personal satisfaction in professional relationships, the perception of recognition by others and the relationship with students, relate positively to each other (P = 0.000); Hypothesis 3 – In Portuguese teachers the sense of competence and capacity, the personal satisfaction in professional relationships, the perception of recognition by others and the relationship with students, relate positively to each other (P = 0.000).2014-06-11T11:02:19Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4921TID:201269732porPedro, Filipe Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:31.704584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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