Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, José António Andrade Selgas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4929
Resumo: O estudo que será apresentado de seguida tem como tema a “Autoestima de Docentes de Educação Física e Matemática do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico”. Para a realização do estudo, foi definido como principais objetivos a motivação dos docentes, nomeadamente do grupo disciplinar de Educação Física e Matemática, ou seja, perceber se os professores destes dois grupos disciplinares se sentem satisfeitos profissionalmente. O cruzamento das informações provenientes das perceções dos docentes, grupos disciplinares de Educação Física e Matemática, bem como a sua satisfação profissional, permitirá compreender a relação que existe entre as mesmas, e que dizem respeito à interdependência professor/professor com a autoestima. Para encontrar resposta a este objetivo, foi utilizado como instrumento de medida o questionário relativo à Escala de Autoestima Profissional realizado por Leitão, F. (2012). Para responder ao questionário, foram inquiridos 158 docentes, dos quais 50 são do género masculino e 108 do género feminino. No mesmo questionário encontra-se uma parte relativa à caracterização individual de cada sujeito inquirido. Com a aplicação dos questionários, passámos à parte relativa ao tratamento de dados, onde foi possível perceber que dos grupos de professores inquiridos (Educação Física e Matemática), não se verificaram diferenças significativas nas hipóteses de estudo que foram estudadas. Apesar disso, é importante referir que as médias dos grupos disciplinares das quatro dimensões estudadas são elevadas, sendo a mais baixa de 4,50, numa escala que vai de 1 a 6.
id RCAP_ebc9b6c9b22c702a1a0a0e8510548bda
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º CiclosDESPORTOPROFESSORESSATISFAÇÃO PROFISSIONALAUTOESTIMAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA MATEMÁTICAPHYSICAL EDUCATION TEACHINGMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICASPORTTEACHERSPROFESSIONAL SATISFACTIONSELF-ESTEEMMATHEMATICS TEACHINGPHYSICAL EDUCATIONO estudo que será apresentado de seguida tem como tema a “Autoestima de Docentes de Educação Física e Matemática do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico”. Para a realização do estudo, foi definido como principais objetivos a motivação dos docentes, nomeadamente do grupo disciplinar de Educação Física e Matemática, ou seja, perceber se os professores destes dois grupos disciplinares se sentem satisfeitos profissionalmente. O cruzamento das informações provenientes das perceções dos docentes, grupos disciplinares de Educação Física e Matemática, bem como a sua satisfação profissional, permitirá compreender a relação que existe entre as mesmas, e que dizem respeito à interdependência professor/professor com a autoestima. Para encontrar resposta a este objetivo, foi utilizado como instrumento de medida o questionário relativo à Escala de Autoestima Profissional realizado por Leitão, F. (2012). Para responder ao questionário, foram inquiridos 158 docentes, dos quais 50 são do género masculino e 108 do género feminino. No mesmo questionário encontra-se uma parte relativa à caracterização individual de cada sujeito inquirido. Com a aplicação dos questionários, passámos à parte relativa ao tratamento de dados, onde foi possível perceber que dos grupos de professores inquiridos (Educação Física e Matemática), não se verificaram diferenças significativas nas hipóteses de estudo que foram estudadas. Apesar disso, é importante referir que as médias dos grupos disciplinares das quatro dimensões estudadas são elevadas, sendo a mais baixa de 4,50, numa escala que vai de 1 a 6.The following study aimed at determining the “Satisfaction and self-esteem of Physical Education and Mathematics teachers in 2nd and 3rd years of Primary School”. The research objective was to establish the key motivations of Mathematics and Physical Education teachers and to understand if they are professionally satisfied. The joint assessment of the professional's perceptions, from the disciplines of physical education and mathematics, and their professional fullfilment will allow one to understand the relationship between them, which is related to the interdepence teacher/teacher and their selfesteem. Our methodology consisted of a questionnaire based approach which utilized Leitão, F. (2012)’s scale of Professional Self-Esteem which allowed for a quantitative analysis. The sample consisted of 158 teachers, 50 males and 108 females. In the same questionnaire there was a second section aimed at individual characterization. The data analysis revealed there were no significant differences within two groups (Physical Education and Mathematics teachers) which supported our hypothesis. However, It should be noted that the mean score for the four aspects studied were considerably high, the lowest being 4,50 on a scale of 1 to 6.2014-06-12T14:27:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4929TID:201269821porMonteiro, José António Andrade Selgasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:07.016406Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
title Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
spellingShingle Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
Monteiro, José António Andrade Selgas
DESPORTO
PROFESSORES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
AUTOESTIMA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA MATEMÁTICA
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
SELF-ESTEEM
MATHEMATICS TEACHING
PHYSICAL EDUCATION
title_short Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
title_full Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
title_fullStr Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
title_full_unstemmed Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
title_sort Autoestima dos docentes: os grupos disciplinares de educação física e de matemática dos 2º e 3º Ciclos
author Monteiro, José António Andrade Selgas
author_facet Monteiro, José António Andrade Selgas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, José António Andrade Selgas
dc.subject.por.fl_str_mv DESPORTO
PROFESSORES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
AUTOESTIMA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA MATEMÁTICA
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
SELF-ESTEEM
MATHEMATICS TEACHING
PHYSICAL EDUCATION
topic DESPORTO
PROFESSORES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
AUTOESTIMA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA MATEMÁTICA
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
SPORT
TEACHERS
PROFESSIONAL SATISFACTION
SELF-ESTEEM
MATHEMATICS TEACHING
PHYSICAL EDUCATION
description O estudo que será apresentado de seguida tem como tema a “Autoestima de Docentes de Educação Física e Matemática do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico”. Para a realização do estudo, foi definido como principais objetivos a motivação dos docentes, nomeadamente do grupo disciplinar de Educação Física e Matemática, ou seja, perceber se os professores destes dois grupos disciplinares se sentem satisfeitos profissionalmente. O cruzamento das informações provenientes das perceções dos docentes, grupos disciplinares de Educação Física e Matemática, bem como a sua satisfação profissional, permitirá compreender a relação que existe entre as mesmas, e que dizem respeito à interdependência professor/professor com a autoestima. Para encontrar resposta a este objetivo, foi utilizado como instrumento de medida o questionário relativo à Escala de Autoestima Profissional realizado por Leitão, F. (2012). Para responder ao questionário, foram inquiridos 158 docentes, dos quais 50 são do género masculino e 108 do género feminino. No mesmo questionário encontra-se uma parte relativa à caracterização individual de cada sujeito inquirido. Com a aplicação dos questionários, passámos à parte relativa ao tratamento de dados, onde foi possível perceber que dos grupos de professores inquiridos (Educação Física e Matemática), não se verificaram diferenças significativas nas hipóteses de estudo que foram estudadas. Apesar disso, é importante referir que as médias dos grupos disciplinares das quatro dimensões estudadas são elevadas, sendo a mais baixa de 4,50, numa escala que vai de 1 a 6.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-12T14:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4929
TID:201269821
url http://hdl.handle.net/10437/4929
identifier_str_mv TID:201269821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131248123183104