Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5987 |
Resumo: | O ensino à distância ou plataformas de ensino remoto já são uma realidade em diversas instituições, incluindo universidades, quer seja como complemento à sua oferta educativa quer como uma opção independente. No entanto, estas abordagens requerem uma interligação a sistemas já em funcionamento no campo da gestão pedagógica de cada instituição. A Internet é o modelo mais utilizado como meio de distribuição de conteúdos e forma de comunicação de outros aspetos associados ao ensino à distância. Nesta vertente o surgimento de plataformas abertas como é o caso do Moodle e Sakai, permite às instituições facilmente desenvolver ofertas educativas online sem um forte investimento em desenvolvimento de soluções próprias, no entanto requerem adaptação das plataformas abertas às suas próprias necessidades e a integração com ferramentas já existentes dentro de cada instituição. Este trabalho vem na linha desta integração dentro da estrutura da oferta educativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, analisando a plataforma de gestão pedagógica interna denominada de SIDE e as plataformas abertas utilizadas pela instituição, Moodle e Sakai. Essa análise envolveu as características fornecidas por cada uma das plataformas, os meios de interligação e integração entre elas relativamente a dados e conteúdos, incluído com sincronização. Ainda dentro do trabalho foram propostas algumas sugestões para a transferência de informação e estruturação de conteúdos entre o SIDE e as plataformas Moodle/Sakai. Dadas algumas limitações que ainda apresentam as implementações das plataformas na UTAD (SIDE, Moodle e Sakai), fazem-se algumas sugestões ao nível da implementação e da forma de comunicação, bem como da utilização de técnicas e soluções que facilitem a interação quer dos docentes quer dos alunos com os cursos online que a UTAD fornece e pretende fornecer num futuro próximo. |
id |
RCAP_a199599a1bac080f8047fd6bc42dc89b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTADEnsino à distânciaE-LearningO ensino à distância ou plataformas de ensino remoto já são uma realidade em diversas instituições, incluindo universidades, quer seja como complemento à sua oferta educativa quer como uma opção independente. No entanto, estas abordagens requerem uma interligação a sistemas já em funcionamento no campo da gestão pedagógica de cada instituição. A Internet é o modelo mais utilizado como meio de distribuição de conteúdos e forma de comunicação de outros aspetos associados ao ensino à distância. Nesta vertente o surgimento de plataformas abertas como é o caso do Moodle e Sakai, permite às instituições facilmente desenvolver ofertas educativas online sem um forte investimento em desenvolvimento de soluções próprias, no entanto requerem adaptação das plataformas abertas às suas próprias necessidades e a integração com ferramentas já existentes dentro de cada instituição. Este trabalho vem na linha desta integração dentro da estrutura da oferta educativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, analisando a plataforma de gestão pedagógica interna denominada de SIDE e as plataformas abertas utilizadas pela instituição, Moodle e Sakai. Essa análise envolveu as características fornecidas por cada uma das plataformas, os meios de interligação e integração entre elas relativamente a dados e conteúdos, incluído com sincronização. Ainda dentro do trabalho foram propostas algumas sugestões para a transferência de informação e estruturação de conteúdos entre o SIDE e as plataformas Moodle/Sakai. Dadas algumas limitações que ainda apresentam as implementações das plataformas na UTAD (SIDE, Moodle e Sakai), fazem-se algumas sugestões ao nível da implementação e da forma de comunicação, bem como da utilização de técnicas e soluções que facilitem a interação quer dos docentes quer dos alunos com os cursos online que a UTAD fornece e pretende fornecer num futuro próximo.Distance learning or remote learning platforms are already a reality in several institutions, including universities, as a complement to their educational offer or as a standalone option. However, these approaches require an interaction with the systems already in operation within each institution that manage the pedagogic component. The Internet is the approach mostly used as a mean for distributing content and as a form of communication of other aspects associated with distance learning. With this also emerge open platforms such as Moodle and Sakai that allows institutions to easily develop online educational offerings without investing heavily in developing their own solutions, but requires adaptation of the open platforms to their own needs and/or integration with existing tools within each institution. This work targets the integration of open platforms within the framework of educational provision deployed in the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, analyzing the internal educational management platform called SIDE and open platforms used by the institution, Moodle and Sakai. This analysis involved the features provided by each of the platforms, means of interconnection and integration between them for data and content, including synchronization. Still within the work, some suggestions were proposed for a better connection of the information and content structure between SIDE and Moodle/Sakai platforms. Given some limitations that still are present in the implementations of the platforms within UTAD (SIDE, Moodle and Sakai), there were also presented some suggestions both in terms of implementation and forms of communication, and the use of techniques and solutions to facilitate the interaction of teachers and students with online courses that UTAD provides and intends to provide in the near future.2016-05-27T13:38:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5987pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno Gilreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:10.576032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
title |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
spellingShingle |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD Silva, Bruno Gil Ensino à distância E-Learning |
title_short |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
title_full |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
title_fullStr |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
title_full_unstemmed |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
title_sort |
Integração das plataformas de e-learning nas atividades letivas da UTAD |
author |
Silva, Bruno Gil |
author_facet |
Silva, Bruno Gil |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Gil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância E-Learning |
topic |
Ensino à distância E-Learning |
description |
O ensino à distância ou plataformas de ensino remoto já são uma realidade em diversas instituições, incluindo universidades, quer seja como complemento à sua oferta educativa quer como uma opção independente. No entanto, estas abordagens requerem uma interligação a sistemas já em funcionamento no campo da gestão pedagógica de cada instituição. A Internet é o modelo mais utilizado como meio de distribuição de conteúdos e forma de comunicação de outros aspetos associados ao ensino à distância. Nesta vertente o surgimento de plataformas abertas como é o caso do Moodle e Sakai, permite às instituições facilmente desenvolver ofertas educativas online sem um forte investimento em desenvolvimento de soluções próprias, no entanto requerem adaptação das plataformas abertas às suas próprias necessidades e a integração com ferramentas já existentes dentro de cada instituição. Este trabalho vem na linha desta integração dentro da estrutura da oferta educativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, analisando a plataforma de gestão pedagógica interna denominada de SIDE e as plataformas abertas utilizadas pela instituição, Moodle e Sakai. Essa análise envolveu as características fornecidas por cada uma das plataformas, os meios de interligação e integração entre elas relativamente a dados e conteúdos, incluído com sincronização. Ainda dentro do trabalho foram propostas algumas sugestões para a transferência de informação e estruturação de conteúdos entre o SIDE e as plataformas Moodle/Sakai. Dadas algumas limitações que ainda apresentam as implementações das plataformas na UTAD (SIDE, Moodle e Sakai), fazem-se algumas sugestões ao nível da implementação e da forma de comunicação, bem como da utilização de técnicas e soluções que facilitem a interação quer dos docentes quer dos alunos com os cursos online que a UTAD fornece e pretende fornecer num futuro próximo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-05-27T13:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5987 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137096027340800 |