Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8533 |
Resumo: | Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses. |
id |
RCAP_a4e3e26066131ef37adc6b6d6866820f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0From traditional e-learning to the e-learning 2.0E-learningE-learning 2.0Web 2.0Ensino a distânciaNesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses.In this communication we will consider issues relating to the new generation of e- Learning that is already known as e-learning 2.0 or social e-learning. Examines the educational potential of tools that resulted in the evolution of the Web paradigm for Web 2.0, discussing their potential in supporting education and lifelong learning and to design new models for the virtual world of e-training and e-education, whether we are talking about the level of training, whether at the level of schooling. In a scenario of e- Learning 2.0, the idea will be blurred and eliminate physical barriers, social and cultural knowledge and take you anywhere either in business or at home, providing greater taste and motivation for learning and approaching people for the creation of communities to learn that share the same tastes and interests.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a DistânciaUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8533porBOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:27:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:27:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 From traditional e-learning to the e-learning 2.0 |
title |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
spellingShingle |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 Bottentuit Junior, João Batista E-learning E-learning 2.0 Web 2.0 Ensino a distância |
title_short |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
title_full |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
title_fullStr |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
title_full_unstemmed |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
title_sort |
Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0 |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
E-learning E-learning 2.0 Web 2.0 Ensino a distância |
topic |
E-learning E-learning 2.0 Web 2.0 Ensino a distância |
description |
Nesta comunicação vamos equacionar questões relativas à nova geração de e-learning que é já conhecida como e-learning 2.0 ou social e-learning. Analisaremos o potencial educativo das ferramentas que resultaram da evolução do paradigma da Web para a Web 2.0, discutindo as suas vantagens no apoio ao ensino e à formação ao longo da vida e no desenho de novos modelos para o mundo virtual da e-formação e do e-ensino, quer estejamos a falar ao nível da formação profissional, quer ao nível da escolaridade básica. Num cenário de e-learning 2.0, a idéia será a eliminação das barreiras físicas, sociais e culturais para levar o conhecimento a qualquer lugar quer seja na empresa ou em casa, proporcionando maior gosto e motivação pela aprendizagem e aproximando as pessoas pela criação de comunidades de aprendizagem que partilham os mesmos gostos e interesses. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2008-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8533 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira - Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109. 1982-6109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544314719305728 |