Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Antonieta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9000
Resumo: Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.
id RCAP_a1999888b923900e79b33c235ee986b0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portuguesesSchool, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupilsTICLiteracia digitalCompetências 2.0JovensEscolaICTDigital literacySkills 2.0PupilsSchoolPretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.We intend to discuss students’ knowledge and use of web 2.0 tools and the role of school in the improvement thereof. In this text we will present part of our exploratory study with students of a vocational course in a Lisbon school in 2013/2014. Methodologically, we opted to conduct a questionnaire completed in class with participant observation. The data analysis shows that students, while considered digital natives, lack some knowledge and use of 2.0 tools, in particular in school contexts, justifying a rethink of new strategies and another look at the teaching practice, particularly for this new type of course.Servicio de Publicaciones de la Universidad de A CoruñaRepositório AbertoRocha, Maria AntonietaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-01-02T17:13:01Z2015-12-152015-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9000porRocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663 (Print) 2386-7418 (Online). Vol. Extra, nº 13 (2015), p. 143-1471138-1663https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.4592386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:55.734189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
School, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupils
title Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
spellingShingle Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
Rocha, Maria Antonieta
TIC
Literacia digital
Competências 2.0
Jovens
Escola
ICT
Digital literacy
Skills 2.0
Pupils
School
title_short Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
title_full Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
title_fullStr Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
title_full_unstemmed Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
title_sort Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
author Rocha, Maria Antonieta
author_facet Rocha, Maria Antonieta
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Antonieta
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Literacia digital
Competências 2.0
Jovens
Escola
ICT
Digital literacy
Skills 2.0
Pupils
School
topic TIC
Literacia digital
Competências 2.0
Jovens
Escola
ICT
Digital literacy
Skills 2.0
Pupils
School
description Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
2015-12-15T00:00:00Z
2020-01-02T17:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9000
url http://hdl.handle.net/10400.2/9000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663 (Print) 2386-7418 (Online). Vol. Extra, nº 13 (2015), p. 143-147
1138-1663
https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.459
2386-7418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135072119422976