Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9000 |
Resumo: | Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos. |
id |
RCAP_a1999888b923900e79b33c235ee986b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portuguesesSchool, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupilsTICLiteracia digitalCompetências 2.0JovensEscolaICTDigital literacySkills 2.0PupilsSchoolPretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.We intend to discuss students’ knowledge and use of web 2.0 tools and the role of school in the improvement thereof. In this text we will present part of our exploratory study with students of a vocational course in a Lisbon school in 2013/2014. Methodologically, we opted to conduct a questionnaire completed in class with participant observation. The data analysis shows that students, while considered digital natives, lack some knowledge and use of 2.0 tools, in particular in school contexts, justifying a rethink of new strategies and another look at the teaching practice, particularly for this new type of course.Servicio de Publicaciones de la Universidad de A CoruñaRepositório AbertoRocha, Maria AntonietaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-01-02T17:13:01Z2015-12-152015-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9000porRocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663 (Print) 2386-7418 (Online). Vol. Extra, nº 13 (2015), p. 143-1471138-1663https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.4592386-7418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:24Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:55.734189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses School, skills 2.0 and digital natives: an exploratory study with portuguese pupils |
title |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
spellingShingle |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses Rocha, Maria Antonieta TIC Literacia digital Competências 2.0 Jovens Escola ICT Digital literacy Skills 2.0 Pupils School |
title_short |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
title_full |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
title_fullStr |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
title_full_unstemmed |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
title_sort |
Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses |
author |
Rocha, Maria Antonieta |
author_facet |
Rocha, Maria Antonieta Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Antonieta Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Literacia digital Competências 2.0 Jovens Escola ICT Digital literacy Skills 2.0 Pupils School |
topic |
TIC Literacia digital Competências 2.0 Jovens Escola ICT Digital literacy Skills 2.0 Pupils School |
description |
Pretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 2015-12-15T00:00:00Z 2020-01-02T17:13:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa - Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portugueses. "Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación" [Em linha]. ISSN 1138-1663 (Print) 2386-7418 (Online). Vol. Extra, nº 13 (2015), p. 143-147 1138-1663 https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.13.459 2386-7418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Servicio de Publicaciones de la Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135072119422976 |