Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Luísa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Palmeiro, Ricardo, Pereda Herrero, María Visitación
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8107
Resumo: O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.
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spelling Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País BascoCidadania digitalLiteracia digitalCompetências digitaisProgramas de inclusão digitalVivências mediadas pelas TICDigital citizenshipDigital literacyDigital skillsICT-mediated experiencesDigital inclusion programmesO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.A participação informada nos processos de decisão coletiva exige melhores níveis educacionais, um leque mais amplo de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias. Na sociedade global digital, este processo faz parte do exercício de uma cidadania informada. A cidadania digital pressupõe a participação mediada pelo acesso e, sobretudo, pelo uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de decisão social. Em estreita ligação com a cidadania digital encontra-se a literacia digital. Entendida numa perspetiva mais ampla do que a literacia tecnológica, supõe o desenvolvimento de competências fundamentais que contrariam a exclusão social e, por consequência, representam um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em grupos sociais em risco. Por sua vez, as competências digitais fazem parte das competências essenciais da educação ao longo da vida, estando diretamente relacionadas com os conceitos de cidadania digital e participação democrática. No presente artigo, começamos por analisar os conceitos de cidadania digital, literacia digital e competências digitais para o séc. XXI, bem como as relações entre estes conceitos. Posteriormente, são apresentados dados parciais relativos a uma investigação, emcurso, sobre programas digitais como via de empoderamento, no Alentejo e no País Basco. Como conclusão genérica, assinalam-se as perspetivas dos monitores sobre as modificações de hábitos dos utilizadores dos Espaços de Acesso à Internet e dos Centros KZguneaInformed participation in collective decision-making processes requires better educational levels, a wider range of digital skills and access to technologies. In a global digital society this process is part of the exercise of informed citizenship. Digital citizenship presupposes participation mediated by access and, above all, by the critical use of digital technologies in social decision-making processes. Digital literacy is closely linked to digital citizenship. From a broader perspective than technological literacy, it involves the development of key skills that counteract social exclusion and therefore represents a valuable mechanism for combating it, especially in social groups at risk. Digital competences are part of the key competences of lifelong learning and are directly related to the concepts of digital citizenship and democratic participation. In this sense, it is important to know the levels of digital literacy in different social groups in order to then meet their needs through programmes and other training initiatives. In this article, we analyse the concepts of digital citizenship, digital literacy and digital skills for the 21st century, as well as the relationships between these concepts. Subsequently, partial data on an ongoing research on digital programmes in Alentejo and the Basque Country, such as the empowerment pathway, are presented. As a general conclusion, we would like to highlight the monitors’ perspectives in what concerns the changes in the habits of users of Internet Access Spaces and KZgunea Centres.UID/Multi/04372/2016Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoAires, LuísaPalmeiro, RicardoPereda Herrero, María Visitación2019-04-15T15:46:08Z2019-032019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8107porAires, Luisa; Palmeiro, Ricardo; Pereda, Visitación - Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País Basco."RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 9-252182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp9-25info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:14.682445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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