Respeitar as diferenças através da literatura para a infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Catia Emanuela Morais da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40521
Resumo: O princípio da inclusão baseia-se no pressuposto de uma escola preparada para dar resposta a todas as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e não apenas as suas capacidades académicas. Atualmente fala-se de uma escola para todos e por todos, onde os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas valências e fragilidades. Trata-se de uma aceitação de pares, interajuda e solidariedade. Neste sentido, as escolas têm o dever de se adaptar, munindo-se dos recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Todos devem contribuir para esta realidade: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Todos são essenciais neste processo de inclusão. Assim, o grande objetivo da intervenção realizada foi o de sensibilizar um grupo de alunos e respetivas professoras titulares das turmas para a importância de comportamentos solidários e de aceitação em relação à diferença. Inicialmente, houve necessidade de identificar alguma literatura infantil existente sobre a temática, selecioná-la e apresentar uma planificação para exploração de seis histórias infantis. Posteriormente, foi escrita, pela autora deste relatório, a história “Tobias, um menino especial”, que retrata uma Escola inclusiva e que envolve um espírito de solidariedade para que todos consigam viver em harmonia e felicidade. Finalmente, foi lida esta história a três grupos, isto é, a um total de trinta e cinco crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, tendo-se constatado que as crianças evidenciaram, nas suas respostas após leitura da história, sentimentos e atitudes muito positivos em relação a crianças diferentes e com caraterísticas específicas. Independentemente de podermos imputar à leitura da história os sentimentos e atitudes evidenciados, fomos progressivamente tomando maior consciência da existência e das potencialidades da literatura infantil para sensibilizar as crianças para diferentes temáticas e valores, nomeadamente a educação inclusiva e os valores que lhe estão subjacentes.
id RCAP_a1a41370537de50e11224fa7108afff7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Respeitar as diferenças através da literatura para a infânciaInclusãoSolidariedadeLiteratura para a InfânciaO princípio da inclusão baseia-se no pressuposto de uma escola preparada para dar resposta a todas as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e não apenas as suas capacidades académicas. Atualmente fala-se de uma escola para todos e por todos, onde os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas valências e fragilidades. Trata-se de uma aceitação de pares, interajuda e solidariedade. Neste sentido, as escolas têm o dever de se adaptar, munindo-se dos recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Todos devem contribuir para esta realidade: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Todos são essenciais neste processo de inclusão. Assim, o grande objetivo da intervenção realizada foi o de sensibilizar um grupo de alunos e respetivas professoras titulares das turmas para a importância de comportamentos solidários e de aceitação em relação à diferença. Inicialmente, houve necessidade de identificar alguma literatura infantil existente sobre a temática, selecioná-la e apresentar uma planificação para exploração de seis histórias infantis. Posteriormente, foi escrita, pela autora deste relatório, a história “Tobias, um menino especial”, que retrata uma Escola inclusiva e que envolve um espírito de solidariedade para que todos consigam viver em harmonia e felicidade. Finalmente, foi lida esta história a três grupos, isto é, a um total de trinta e cinco crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, tendo-se constatado que as crianças evidenciaram, nas suas respostas após leitura da história, sentimentos e atitudes muito positivos em relação a crianças diferentes e com caraterísticas específicas. Independentemente de podermos imputar à leitura da história os sentimentos e atitudes evidenciados, fomos progressivamente tomando maior consciência da existência e das potencialidades da literatura infantil para sensibilizar as crianças para diferentes temáticas e valores, nomeadamente a educação inclusiva e os valores que lhe estão subjacentes.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCosta, Catia Emanuela Morais da2022-05-12T09:19:21Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40521203007239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:35.759368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
title Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
spellingShingle Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
Costa, Catia Emanuela Morais da
Inclusão
Solidariedade
Literatura para a Infância
title_short Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
title_full Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
title_fullStr Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
title_full_unstemmed Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
title_sort Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
author Costa, Catia Emanuela Morais da
author_facet Costa, Catia Emanuela Morais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Catia Emanuela Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Solidariedade
Literatura para a Infância
topic Inclusão
Solidariedade
Literatura para a Infância
description O princípio da inclusão baseia-se no pressuposto de uma escola preparada para dar resposta a todas as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e não apenas as suas capacidades académicas. Atualmente fala-se de uma escola para todos e por todos, onde os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas valências e fragilidades. Trata-se de uma aceitação de pares, interajuda e solidariedade. Neste sentido, as escolas têm o dever de se adaptar, munindo-se dos recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Todos devem contribuir para esta realidade: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Todos são essenciais neste processo de inclusão. Assim, o grande objetivo da intervenção realizada foi o de sensibilizar um grupo de alunos e respetivas professoras titulares das turmas para a importância de comportamentos solidários e de aceitação em relação à diferença. Inicialmente, houve necessidade de identificar alguma literatura infantil existente sobre a temática, selecioná-la e apresentar uma planificação para exploração de seis histórias infantis. Posteriormente, foi escrita, pela autora deste relatório, a história “Tobias, um menino especial”, que retrata uma Escola inclusiva e que envolve um espírito de solidariedade para que todos consigam viver em harmonia e felicidade. Finalmente, foi lida esta história a três grupos, isto é, a um total de trinta e cinco crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, tendo-se constatado que as crianças evidenciaram, nas suas respostas após leitura da história, sentimentos e atitudes muito positivos em relação a crianças diferentes e com caraterísticas específicas. Independentemente de podermos imputar à leitura da história os sentimentos e atitudes evidenciados, fomos progressivamente tomando maior consciência da existência e das potencialidades da literatura infantil para sensibilizar as crianças para diferentes temáticas e valores, nomeadamente a educação inclusiva e os valores que lhe estão subjacentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12T09:19:21Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40521
203007239
url http://hdl.handle.net/10400.26/40521
identifier_str_mv 203007239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037830549504