Respeitar as diferenças através da literatura para a infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40521 |
Resumo: | O princípio da inclusão baseia-se no pressuposto de uma escola preparada para dar resposta a todas as crianças, tendo em vista o seu desenvolvimento integral e não apenas as suas capacidades académicas. Atualmente fala-se de uma escola para todos e por todos, onde os alunos devem aprender juntos, independentemente das suas valências e fragilidades. Trata-se de uma aceitação de pares, interajuda e solidariedade. Neste sentido, as escolas têm o dever de se adaptar, munindo-se dos recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Todos devem contribuir para esta realidade: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Todos são essenciais neste processo de inclusão. Assim, o grande objetivo da intervenção realizada foi o de sensibilizar um grupo de alunos e respetivas professoras titulares das turmas para a importância de comportamentos solidários e de aceitação em relação à diferença. Inicialmente, houve necessidade de identificar alguma literatura infantil existente sobre a temática, selecioná-la e apresentar uma planificação para exploração de seis histórias infantis. Posteriormente, foi escrita, pela autora deste relatório, a história “Tobias, um menino especial”, que retrata uma Escola inclusiva e que envolve um espírito de solidariedade para que todos consigam viver em harmonia e felicidade. Finalmente, foi lida esta história a três grupos, isto é, a um total de trinta e cinco crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, tendo-se constatado que as crianças evidenciaram, nas suas respostas após leitura da história, sentimentos e atitudes muito positivos em relação a crianças diferentes e com caraterísticas específicas. Independentemente de podermos imputar à leitura da história os sentimentos e atitudes evidenciados, fomos progressivamente tomando maior consciência da existência e das potencialidades da literatura infantil para sensibilizar as crianças para diferentes temáticas e valores, nomeadamente a educação inclusiva e os valores que lhe estão subjacentes. |
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