A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Inês Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48736
Resumo: Numa altura em que as empresas competem para atrair e reter os melhores colaboradores, é importante diferenciar as propostas de valor que estas oferecem, de forma a combater o turnover nas empresas. Este é um desafio cada vez maior para as empresas, uma vez que os colaboradores valorizam vários fatores e não só o salário, quando procuram um trabalho. Neste sentido, é importante avaliar a Employer Value Proposition (EVP), que corresponde às propostas de valor que uma empresa oferece aos seus trabalhadores, de forma a melhorá-la e a diminuir o turnover que corresponde à rotatividade nas empresas. Como tal, o presente estudo procura compreender a relação entre a perceção do cliente interno do Employer Value Proposition (EVP) e o turnover, através de um estudo de caso na empresa Silver Lining. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Employer Branding (EB), Employer Value Proposition (EVP) e Turnover. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por usar uma abordagem qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores da empresa (6 colaboradores ativos e 6 colaboradores inativos). Por fim, foi possível concluir, com base na triangulação dos dados das entrevistas, que parece observar-se uma relação entre a perceção do EVP do cliente interno e o turnover da empresa, já que os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa estão alinhados com alguns dos aspetos do EVP que são pior percecionados, ou que são extremamente valorizados pelos colaboradores. Como por exemplo, os valores económico, de gestão, de interesse e de desenvolvimento.
id RCAP_a1aebfe88d9eb27db5de2dc2330981ad
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver LiningEmployer brandingEmployer Value Proposition (EVP)TurnoverIntenção de turnoverEstudo de casoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNuma altura em que as empresas competem para atrair e reter os melhores colaboradores, é importante diferenciar as propostas de valor que estas oferecem, de forma a combater o turnover nas empresas. Este é um desafio cada vez maior para as empresas, uma vez que os colaboradores valorizam vários fatores e não só o salário, quando procuram um trabalho. Neste sentido, é importante avaliar a Employer Value Proposition (EVP), que corresponde às propostas de valor que uma empresa oferece aos seus trabalhadores, de forma a melhorá-la e a diminuir o turnover que corresponde à rotatividade nas empresas. Como tal, o presente estudo procura compreender a relação entre a perceção do cliente interno do Employer Value Proposition (EVP) e o turnover, através de um estudo de caso na empresa Silver Lining. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Employer Branding (EB), Employer Value Proposition (EVP) e Turnover. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por usar uma abordagem qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores da empresa (6 colaboradores ativos e 6 colaboradores inativos). Por fim, foi possível concluir, com base na triangulação dos dados das entrevistas, que parece observar-se uma relação entre a perceção do EVP do cliente interno e o turnover da empresa, já que os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa estão alinhados com alguns dos aspetos do EVP que são pior percecionados, ou que são extremamente valorizados pelos colaboradores. Como por exemplo, os valores económico, de gestão, de interesse e de desenvolvimento.Nogueira, MafaldaRepositório ComumRamos, Inês Moreira2024-01-09T10:24:26Z2023-11-032023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48736TID:203438116pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T16:28:09Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:53.487541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
title A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
spellingShingle A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
Ramos, Inês Moreira
Employer branding
Employer Value Proposition (EVP)
Turnover
Intenção de turnover
Estudo de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
title_full A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
title_fullStr A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
title_full_unstemmed A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
title_sort A perceção do cliente interno sobre a relação entre o employer value proposition e o turnover: o estudo de caso da Silver Lining
author Ramos, Inês Moreira
author_facet Ramos, Inês Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Inês Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Employer branding
Employer Value Proposition (EVP)
Turnover
Intenção de turnover
Estudo de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Employer branding
Employer Value Proposition (EVP)
Turnover
Intenção de turnover
Estudo de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Numa altura em que as empresas competem para atrair e reter os melhores colaboradores, é importante diferenciar as propostas de valor que estas oferecem, de forma a combater o turnover nas empresas. Este é um desafio cada vez maior para as empresas, uma vez que os colaboradores valorizam vários fatores e não só o salário, quando procuram um trabalho. Neste sentido, é importante avaliar a Employer Value Proposition (EVP), que corresponde às propostas de valor que uma empresa oferece aos seus trabalhadores, de forma a melhorá-la e a diminuir o turnover que corresponde à rotatividade nas empresas. Como tal, o presente estudo procura compreender a relação entre a perceção do cliente interno do Employer Value Proposition (EVP) e o turnover, através de um estudo de caso na empresa Silver Lining. De forma a dar resposta ao problema de investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura focada nas temáticas de Employer Branding (EB), Employer Value Proposition (EVP) e Turnover. Dado que se trata de um estudo de caso, optou-se por usar uma abordagem qualitativa, com recurso às técnicas de análise documental e entrevistas em profundidade semiestruturadas a 12 colaboradores da empresa (6 colaboradores ativos e 6 colaboradores inativos). Por fim, foi possível concluir, com base na triangulação dos dados das entrevistas, que parece observar-se uma relação entre a perceção do EVP do cliente interno e o turnover da empresa, já que os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa estão alinhados com alguns dos aspetos do EVP que são pior percecionados, ou que são extremamente valorizados pelos colaboradores. Como por exemplo, os valores económico, de gestão, de interesse e de desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-03
2023-11-03T00:00:00Z
2024-01-09T10:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48736
TID:203438116
url http://hdl.handle.net/10400.26/48736
identifier_str_mv TID:203438116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834244050944