Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/69159 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
id |
RCAP_a1d04b6dc12bc04473300b971c508f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativaLiving old age: a way to promote healthy aging in an educational interventionAnimação socioculturalEducação (de adultos e ao longo da vida)Envelhecimento bem- sucedidoQualidade de vidaAdult and lifelong educationQuality of lifeSociocultural animationSuccessful agingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente relatório de investigação/intervenção concerne ao estágio desenvolvido no âmbito do segundo ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho. Este estágio incidiu no desenvolvimento, implementação e avaliação de um projeto educativo com idosos da Paraíso dos Avós - Residência Sénior, e teve como finalidade trabalhar com os idosos novas aprendizagens numa perspetiva de caminhar em direção a um envelhecimento bem-sucedido. Não descurando os interesses, necessidades, expectativas e limitações do público-alvo, detetadas durante a avaliação diagnostica, as ações da intervenção direcionaram-se para a promoção da sua saúde, a estimulação e preservação das suas capacidades cognitivas e motoras, potenciar a coesão do grupo e a aquisição de competências de informática, e criar momentos de lazer e felicidade com e entre o grupo. Estas ações foram implementadas através das seguintes oficinas: Oficina + Saúde, Oficina de Estimulação Cognitiva – Conhecer +, Oficina dos Amigos, Oficina de Comemoração de Dias Festivos e de Artes Manuais, e, por fim, Oficina das TIC. A presente intervenção/investigação desenvolveu-se tendo por base o paradigma qualitativo ou interpretativo e a investigação ação participativa, auxiliando-se de técnicas e métodos como a observação direta participante, as conversas informais, a animação sociocultural, entre outros. Através destes métodos e técnicas foi possível uma adequação continua no processo de implementação das atividades, tendo sempre em consideração as necessidades, interesses e expectativas do público para qual este projeto se destinou, permitindo ainda responder de forma positiva às adversidades e desafios que o mesmo foi sofrendo. Tendo em conta a intervenção realizada e a avaliação continua e final de que a mesma foi alvo, observaram-se alguns resultados bastante positivos, definidos dessa forma tendo em consideração o seu impacto a nível institucional reconhecido pelos agentes sociais envolvidos com a instituição em questão, pela satisfação e aprendizagens demonstradas pelo publico alvo. Assim, este projeto constitui-se num exemplo que demonstra os benefícios de trabalhar o desenvolvimento de indivíduos idosos seguindo os princípios da educação ao longo da vida, tendo sempre em vista o seu envelhecimento bem-sucedido.This research/intervention report concerns the internship developed during the second year of the Masterdegree in Education, specialization area in Adult Education and Community Intervention, from the University of Minho. This internship focused on the development, implementation and evaluation of an educational project for the elderly of Paraíso dos Avós - Senior Residence, and aimed to work with the elderly new knowledge, focusing on moving towards a successful aging. Bearing in mind the interests, needs, expectations and limitations of the target audience, detected during the diagnostic evaluation, the intervention actions aimed to promote their health, stimulate and preserve their cognitive and motor skills, enhance the cohesion of the the group and the acquisition of computer skills, and create moments of leisure and happiness with and among the group. These actions were implemented through the following workshops: Workshop + Health, Cognitive Stimulation Workshop - Knowing +, Friends' Workshop, Workshop of Commemorative Days and Handicrafts, and, finally, ICT Workshop. This research/intervention was developed based on the qualitative or interpretative paradigm and on participatory action research, using techniques and methods such as direct participant observation, informal conversations, sociocultural animation, among others. Through these methods and techniques it was possible to achieve a continuous adaptation in the process of implementation of the activities, always taking into consideration the needs, interests and expectations of the target audience for which this project was intended, also allowing to respond positively to the adversities and challenges presented by it. Taking into account the intervention carried out and the ongoing and final evaluation of the intervention, some very positive results were observed, taking into account its institutional impact recognized by the social agents involved with the institution in question, for the satisfaction and learning demonstrated by the target audience. Thus, this project is an example that demonstrates the benefits of working the development of elderly individuals following the principles of lifelong education, always focussing on their successful aging.Casulo, José Carlos de OliveiraUniversidade do MinhoPinheiro, Cátia Sofia Araújo20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/69159por202526658info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:23:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:26.630791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa Living old age: a way to promote healthy aging in an educational intervention |
title |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
spellingShingle |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa Pinheiro, Cátia Sofia Araújo Animação sociocultural Educação (de adultos e ao longo da vida) Envelhecimento bem- sucedido Qualidade de vida Adult and lifelong education Quality of life Sociocultural animation Successful aging Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
title_full |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
title_fullStr |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
title_full_unstemmed |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
title_sort |
Viver a velhice: uma forma de promover um envelhecimento saudável numa intervenção educativa |
author |
Pinheiro, Cátia Sofia Araújo |
author_facet |
Pinheiro, Cátia Sofia Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casulo, José Carlos de Oliveira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Cátia Sofia Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação sociocultural Educação (de adultos e ao longo da vida) Envelhecimento bem- sucedido Qualidade de vida Adult and lifelong education Quality of life Sociocultural animation Successful aging Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Animação sociocultural Educação (de adultos e ao longo da vida) Envelhecimento bem- sucedido Qualidade de vida Adult and lifelong education Quality of life Sociocultural animation Successful aging Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/69159 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/69159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202526658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132245307424768 |