Armando de Miranda: do Jornalismo regional ao Jornalismo dedicado ao cinema: etapas de um percurso
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16094 |
Resumo: | O texto traça o percurso de Armando de Miranda (19041975), que abraçou o jornalismo desde muito cedo, antes de passar a uma actividade de maior criatividade e risco, o cinema. Ambas se apoiavam economicamente noutra profissão, a de empregado bancário. Regionalismo e nacionalismo moderado, assim como uma paixão enorme pelo cinema, imperaram numa carreira de amador durante anos afastado dos centros de decisão (nascera e vivia no Algarve) e que procurou traçar amizades com figuras culturais marcantes da época, caso de António Ferro. Por não constituir o centro do objecto de investigação, não se estuda tal aproximação nem a sua produção cinematográfica quer em termos de longas quer em curtas metragens. Dividiu-se o texto atendendo: 1) ao percurso profissional do jornalista, 2) à análise organizativa e sociológica do jornalismo da época, com base nos dados observados nas próprias publicações. Procurou responder-se às seguintes questões: que tipo de jornalismo regional? Quais as referências jornalísticas da época? Como evoluiu o jornalista ao longo do seu percurso individual? A metodologia do trabalho assentou em pesquisa documental, mormente na imprensa em que participou o próprio jornalista. (...) |
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Armando de Miranda: do Jornalismo regional ao Jornalismo dedicado ao cinema: etapas de um percursoO texto traça o percurso de Armando de Miranda (19041975), que abraçou o jornalismo desde muito cedo, antes de passar a uma actividade de maior criatividade e risco, o cinema. Ambas se apoiavam economicamente noutra profissão, a de empregado bancário. Regionalismo e nacionalismo moderado, assim como uma paixão enorme pelo cinema, imperaram numa carreira de amador durante anos afastado dos centros de decisão (nascera e vivia no Algarve) e que procurou traçar amizades com figuras culturais marcantes da época, caso de António Ferro. Por não constituir o centro do objecto de investigação, não se estuda tal aproximação nem a sua produção cinematográfica quer em termos de longas quer em curtas metragens. Dividiu-se o texto atendendo: 1) ao percurso profissional do jornalista, 2) à análise organizativa e sociológica do jornalismo da época, com base nos dados observados nas próprias publicações. Procurou responder-se às seguintes questões: que tipo de jornalismo regional? Quais as referências jornalísticas da época? Como evoluiu o jornalista ao longo do seu percurso individual? A metodologia do trabalho assentou em pesquisa documental, mormente na imprensa em que participou o próprio jornalista. (...)Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16094https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.16094SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1203-1212SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1203-1212SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 1203-1212reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16094https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/16094/11327Santos, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:54:08Zoai:proa.ua.pt:article/16094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:03.023937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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