Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/7930 |
Resumo: | O cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas suscetíveis de poderem contemplar outros olhares. Foram definidas quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com alguns marcos da história do Homem: O paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico. O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, enquanto objeto gráfico impresso, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, os quais permitem abrir novas janelas, ainda que experimentais, no campo da comunicação visual. |
id |
RCAP_a1ed253f6af24e6d762893c058fc27cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/7930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónicoCartazDesignCriatividadeInovaçãoTecnologiaO cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas suscetíveis de poderem contemplar outros olhares. Foram definidas quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com alguns marcos da história do Homem: O paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico. O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, enquanto objeto gráfico impresso, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, os quais permitem abrir novas janelas, ainda que experimentais, no campo da comunicação visual.AdverteRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMesquita, Francisco2019-09-17T13:17:32Z2018-04-152018-04-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7930por978-989-207-998-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-01T02:01:01Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:51.673826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
title |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
spellingShingle |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico Mesquita, Francisco Cartaz Design Criatividade Inovação Tecnologia |
title_short |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
title_full |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
title_fullStr |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
title_full_unstemmed |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
title_sort |
Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico |
author |
Mesquita, Francisco |
author_facet |
Mesquita, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartaz Design Criatividade Inovação Tecnologia |
topic |
Cartaz Design Criatividade Inovação Tecnologia |
description |
O cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas suscetíveis de poderem contemplar outros olhares. Foram definidas quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com alguns marcos da história do Homem: O paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico. O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, enquanto objeto gráfico impresso, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, os quais permitem abrir novas janelas, ainda que experimentais, no campo da comunicação visual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-15 2018-04-15T00:00:00Z 2019-09-17T13:17:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/7930 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/7930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-207-998-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Adverte |
publisher.none.fl_str_mv |
Adverte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130314718576640 |