Impacte de um plano curricular no âmbito de educação alimentar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4771 |
Resumo: | A alimentação é um factor importante a considerar no desenvolvimento integral e harmonioso dos adolescentes, e como tal tem repercussão no seu estado de saúde e no seu rendimento escolar. O objectivo deste estudo é avaliar o impacte de um plano de intervenção curricular, no âmbito de educação alimentar, no padrão alimentar qualitativo das refeições, em dois grupos de alunos, o grupo controlo e o experimental. A metodologia utilizada foi o método quasi-experimental. Um questionário alimentar às 24 horas anteriores foi aplicado a dois grupos de alunos, o grupo experimental e o grupo controlo, para avaliar o consumo alimentar qualitativo nas 24 horas anteriores (recolha da dieta de vinte e quatro horas), num momento inicial e final. Com base nos dados obtidos no momento inicial, por meio do questionário, numa gestão flexível e contextualizada do currículo nacional, adaptado às necessidades e interesses dos alunos, foi concebido um plano de intervenção curricular em educação alimentar. O questionário foi aplicado aos grupos de alunos, antes e depois da implementação do plano de intervenção em educação alimentar ao grupo experimental, com o objectivo de verificar, através da utilização de testes estatísticos de inferência, se aquele plano causa diferenças no padrão qualitativo alimentar. Os dados recolhidos indicam que, nos alunos do grupo experimental, o padrão alimentar qualitativo do almoço é mais elevado após a implementação do plano de intervenção curricular de educação alimentar. Assim, os resultados deste estudo sugerem que o plano de intervenção curricular de educação alimentar teve impacto no padrão alimentar qualitativo do almoço. |
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Impacte de um plano curricular no âmbito de educação alimentarGestão curricularPlaneamento dos currículosEducação para a saúdeEducação alimentarEnsino básicoA alimentação é um factor importante a considerar no desenvolvimento integral e harmonioso dos adolescentes, e como tal tem repercussão no seu estado de saúde e no seu rendimento escolar. O objectivo deste estudo é avaliar o impacte de um plano de intervenção curricular, no âmbito de educação alimentar, no padrão alimentar qualitativo das refeições, em dois grupos de alunos, o grupo controlo e o experimental. A metodologia utilizada foi o método quasi-experimental. Um questionário alimentar às 24 horas anteriores foi aplicado a dois grupos de alunos, o grupo experimental e o grupo controlo, para avaliar o consumo alimentar qualitativo nas 24 horas anteriores (recolha da dieta de vinte e quatro horas), num momento inicial e final. Com base nos dados obtidos no momento inicial, por meio do questionário, numa gestão flexível e contextualizada do currículo nacional, adaptado às necessidades e interesses dos alunos, foi concebido um plano de intervenção curricular em educação alimentar. O questionário foi aplicado aos grupos de alunos, antes e depois da implementação do plano de intervenção em educação alimentar ao grupo experimental, com o objectivo de verificar, através da utilização de testes estatísticos de inferência, se aquele plano causa diferenças no padrão qualitativo alimentar. Os dados recolhidos indicam que, nos alunos do grupo experimental, o padrão alimentar qualitativo do almoço é mais elevado após a implementação do plano de intervenção curricular de educação alimentar. Assim, os resultados deste estudo sugerem que o plano de intervenção curricular de educação alimentar teve impacto no padrão alimentar qualitativo do almoço.A healthy diet is an important factor when considering the full development and well being of teenagers because of its repercussion on their health and school achievements. The main aim of the present study is to evaluate the impact of a nutritional education program on the qualitative eating patterns considering two groups of students, experimental and control. The methodology used was the method quasi-experimental. A questionnaire was given to the two groups, the experimental and the control one, to evaluate the food taken during the previous 24 hours. One questionnaire was answered in the beginning and another at the final moment. Based on the data gathered through the initial questionnaire and the flexible management of the curriculum as well as having in mind the needs and interests of the students, it was possible to develop a suitable nutritional education program. The questionnaire was given to the two groups of students, before and after the implementation of a nutritional education program. In the experimental group, there was the purpose of verifying, using tests of inferential statistics, if there were differences in the qualitative eating patterns before and after the implementation of that program. The data gathered revealed, in the students of the experimental group that the eating patterns of lunch were better after, than before the implementation of the nutritional education program. Thus the results of this study suggest that the nutritional education program had impact on the qualitative eating patterns at lunch time.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:21:02Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4771porCardoso, Ana Maria Batista Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:47Zoai:ria.ua.pt:10773/4771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:38.847547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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