A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Bárbara
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49487
Resumo: A Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Assim, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) é uma unidade curricular que habilita profissionalmente o professor de Educação Física a desempenhar a sua atividade profissional e tem como objetivo principal comprovar as aprendizagens adquiridas ao longo de todo o presente ano letivo e que se referem ao aprender a ensinar. Esta desenvolveu-se ao longo dos dois semestres letivos do 2 º ano deste ciclo de estudos. Cumprindo o programa da PES, a minha intervenção foi efetivada em duas turmas, cada uma de um ciclo de ensino diferente, nomeadamente do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A PES é o primeiro passo na aproximação à prática de docente que, pelo facto de nos inserir no contexto escolar, tive oportunidade de colocar em prática. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido e tem como título “A perceção das raparigas em relação à Atividade Física, Saúde e Bem-estar”. O objetivo deste artigo é estudar a perceção que as raparigas têm em relação à atividade física e a forma como esta contribui para o seu bem-estar e saúde, através da aplicação de um questionário. O estudo incluiu uma amostra de 41 raparigas de uma escola no concelho de Almada. Como resultados, foi possível verificar que as alunas sujeitas ao questionário têm um conhecimento vago sobre os conceitos de atividade física, saúde e bem estar e realizam uma associação racional e real entre eles.
id RCAP_a207b36e902e431eba9088b34ac62b11
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estarPrática de ensino supervisionadaAtividade físicaSaúde e bem-estarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Assim, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) é uma unidade curricular que habilita profissionalmente o professor de Educação Física a desempenhar a sua atividade profissional e tem como objetivo principal comprovar as aprendizagens adquiridas ao longo de todo o presente ano letivo e que se referem ao aprender a ensinar. Esta desenvolveu-se ao longo dos dois semestres letivos do 2 º ano deste ciclo de estudos. Cumprindo o programa da PES, a minha intervenção foi efetivada em duas turmas, cada uma de um ciclo de ensino diferente, nomeadamente do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A PES é o primeiro passo na aproximação à prática de docente que, pelo facto de nos inserir no contexto escolar, tive oportunidade de colocar em prática. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido e tem como título “A perceção das raparigas em relação à Atividade Física, Saúde e Bem-estar”. O objetivo deste artigo é estudar a perceção que as raparigas têm em relação à atividade física e a forma como esta contribui para o seu bem-estar e saúde, através da aplicação de um questionário. O estudo incluiu uma amostra de 41 raparigas de uma escola no concelho de Almada. Como resultados, foi possível verificar que as alunas sujeitas ao questionário têm um conhecimento vago sobre os conceitos de atividade física, saúde e bem estar e realizam uma associação racional e real entre eles.Vieira, FernandoRepositório ComumGuilherme, Bárbara2024-01-31T19:03:42Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49487TID:203496434porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T04:15:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:39.104823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
title A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
spellingShingle A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
Guilherme, Bárbara
Prática de ensino supervisionada
Atividade física
Saúde e bem-estar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
title_full A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
title_fullStr A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
title_full_unstemmed A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
title_sort A perceção das raparigas em relação à atividade física, saúde e bem estar
author Guilherme, Bárbara
author_facet Guilherme, Bárbara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme, Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Atividade física
Saúde e bem-estar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Atividade física
Saúde e bem-estar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Assim, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) é uma unidade curricular que habilita profissionalmente o professor de Educação Física a desempenhar a sua atividade profissional e tem como objetivo principal comprovar as aprendizagens adquiridas ao longo de todo o presente ano letivo e que se referem ao aprender a ensinar. Esta desenvolveu-se ao longo dos dois semestres letivos do 2 º ano deste ciclo de estudos. Cumprindo o programa da PES, a minha intervenção foi efetivada em duas turmas, cada uma de um ciclo de ensino diferente, nomeadamente do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A PES é o primeiro passo na aproximação à prática de docente que, pelo facto de nos inserir no contexto escolar, tive oportunidade de colocar em prática. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido e tem como título “A perceção das raparigas em relação à Atividade Física, Saúde e Bem-estar”. O objetivo deste artigo é estudar a perceção que as raparigas têm em relação à atividade física e a forma como esta contribui para o seu bem-estar e saúde, através da aplicação de um questionário. O estudo incluiu uma amostra de 41 raparigas de uma escola no concelho de Almada. Como resultados, foi possível verificar que as alunas sujeitas ao questionário têm um conhecimento vago sobre os conceitos de atividade física, saúde e bem estar e realizam uma associação racional e real entre eles.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-31T19:03:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49487
TID:203496434
url http://hdl.handle.net/10400.26/49487
identifier_str_mv TID:203496434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079717789696