A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41528 |
Resumo: | A conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal. |
id |
RCAP_89500acea8732a30af5dc9af19156425 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41528 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémicoPrática de ensino supervisionadaEducação físicaGéneroFormação de grupoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal.Vieira, FernandoRepositório ComumAdrião, João2022-08-04T09:47:19Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41528TID:203047877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.712058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
title |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
spellingShingle |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico Adrião, João Prática de ensino supervisionada Educação física Género Formação de grupo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
title_full |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
title_fullStr |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
title_full_unstemmed |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
title_sort |
A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico |
author |
Adrião, João |
author_facet |
Adrião, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adrião, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Género Formação de grupo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Género Formação de grupo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-04T09:47:19Z 2022-01-28 2022-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41528 TID:203047877 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41528 |
identifier_str_mv |
TID:203047877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918104580096 |