A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41528
Resumo: A conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal.
id RCAP_89500acea8732a30af5dc9af19156425
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41528
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémicoPrática de ensino supervisionadaEducação físicaGéneroFormação de grupoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal.Vieira, FernandoRepositório ComumAdrião, João2022-08-04T09:47:19Z2022-01-282022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41528TID:203047877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.712058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
title A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
spellingShingle A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
Adrião, João
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Género
Formação de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
title_full A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
title_fullStr A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
title_full_unstemmed A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
title_sort A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémico
author Adrião, João
author_facet Adrião, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Adrião, João
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Género
Formação de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Género
Formação de grupo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04T09:47:19Z
2022-01-28
2022-01-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41528
TID:203047877
url http://hdl.handle.net/10400.26/41528
identifier_str_mv TID:203047877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918104580096