Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Lima de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29729
Resumo: Num mundo em constante progresso e desenvolvimento, para uma grande parte da população, seria já impensável ter de se deslocar a um banco para efetuar as mais simples, e até mesmo complexas, operações bancárias. A cada dia que passa, as instituições bancárias necessitam de se adaptar a esta nova realidade. O caso de estudo que aqui apresentado foca-se na marca de uma empresa que concede ao mercado financeiro a solução para esta transição digital e tecnológica, tratando-se assim de uma FinTech. Integrada num mercado feroz, a demanda pela vantagem competitiva é um requisito para o desenvolvimento sustentável desta marca e, aquilo que nos a propomos investigar, é de que forma o conhecimento e forma de estar dos colaboradores desta empresa pode contribuir para o aumento da notoriedade da marca, através da sua gestão interna. Nomeado de “Gestão Interna da Marca de uma FinTech: Um Estudo Sobre a Employee-Based Brand Equity”, esta tese de mestrado assume a forma de um caso de estudo no qual foi, por conseguinte, aplicada uma metodologia qualitativa e efetuada uma recolha de dados por meio de um questionário aos colaboradores da empresa, duas entrevistas de tipologia não estruturada e semiestruturada, uma análise documental e, ainda, observação participante. Para a elaboração das ferramentas de análise foi utilizado o modelo da employee-based brand equity proposto por King e Grace (2009 e 2010), tendo igualmente servido como base à elaboração da maior parte da contextualização teórica do estudo. No final deste relatório de estágio, foi possível medir os efeitos do conhecimento da marca nos colaboradores, a sua gestão interna e os benefícios da employee-based brand equity, permitindo a elaboração de recomendações práticas a serem implementadas na gestão corporativa da empresa e da própria marca, com vista ao desenvolvimento da sua força (brand equity).
id RCAP_a20b76d1cefb6a0a6940ded6386c0699
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equityBrand equityGestão interna da marcaFinTechPercecção do colaboradorBenefícios da EBBEDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNum mundo em constante progresso e desenvolvimento, para uma grande parte da população, seria já impensável ter de se deslocar a um banco para efetuar as mais simples, e até mesmo complexas, operações bancárias. A cada dia que passa, as instituições bancárias necessitam de se adaptar a esta nova realidade. O caso de estudo que aqui apresentado foca-se na marca de uma empresa que concede ao mercado financeiro a solução para esta transição digital e tecnológica, tratando-se assim de uma FinTech. Integrada num mercado feroz, a demanda pela vantagem competitiva é um requisito para o desenvolvimento sustentável desta marca e, aquilo que nos a propomos investigar, é de que forma o conhecimento e forma de estar dos colaboradores desta empresa pode contribuir para o aumento da notoriedade da marca, através da sua gestão interna. Nomeado de “Gestão Interna da Marca de uma FinTech: Um Estudo Sobre a Employee-Based Brand Equity”, esta tese de mestrado assume a forma de um caso de estudo no qual foi, por conseguinte, aplicada uma metodologia qualitativa e efetuada uma recolha de dados por meio de um questionário aos colaboradores da empresa, duas entrevistas de tipologia não estruturada e semiestruturada, uma análise documental e, ainda, observação participante. Para a elaboração das ferramentas de análise foi utilizado o modelo da employee-based brand equity proposto por King e Grace (2009 e 2010), tendo igualmente servido como base à elaboração da maior parte da contextualização teórica do estudo. No final deste relatório de estágio, foi possível medir os efeitos do conhecimento da marca nos colaboradores, a sua gestão interna e os benefícios da employee-based brand equity, permitindo a elaboração de recomendações práticas a serem implementadas na gestão corporativa da empresa e da própria marca, com vista ao desenvolvimento da sua força (brand equity).Nogueira, MafaldaRepositório ComumOliveira, Mariana Lima de2019-09-20T10:21:18Z2019-09-16T00:00:00Z2019-09-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29729202284158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:09.358727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
title Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
spellingShingle Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
Oliveira, Mariana Lima de
Brand equity
Gestão interna da marca
FinTech
Percecção do colaborador
Benefícios da EBBE
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
title_full Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
title_fullStr Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
title_full_unstemmed Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
title_sort Gestão interna da marca de uma fintech: um estudo sobre a employee-based brand equity
author Oliveira, Mariana Lima de
author_facet Oliveira, Mariana Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Brand equity
Gestão interna da marca
FinTech
Percecção do colaborador
Benefícios da EBBE
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Brand equity
Gestão interna da marca
FinTech
Percecção do colaborador
Benefícios da EBBE
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Num mundo em constante progresso e desenvolvimento, para uma grande parte da população, seria já impensável ter de se deslocar a um banco para efetuar as mais simples, e até mesmo complexas, operações bancárias. A cada dia que passa, as instituições bancárias necessitam de se adaptar a esta nova realidade. O caso de estudo que aqui apresentado foca-se na marca de uma empresa que concede ao mercado financeiro a solução para esta transição digital e tecnológica, tratando-se assim de uma FinTech. Integrada num mercado feroz, a demanda pela vantagem competitiva é um requisito para o desenvolvimento sustentável desta marca e, aquilo que nos a propomos investigar, é de que forma o conhecimento e forma de estar dos colaboradores desta empresa pode contribuir para o aumento da notoriedade da marca, através da sua gestão interna. Nomeado de “Gestão Interna da Marca de uma FinTech: Um Estudo Sobre a Employee-Based Brand Equity”, esta tese de mestrado assume a forma de um caso de estudo no qual foi, por conseguinte, aplicada uma metodologia qualitativa e efetuada uma recolha de dados por meio de um questionário aos colaboradores da empresa, duas entrevistas de tipologia não estruturada e semiestruturada, uma análise documental e, ainda, observação participante. Para a elaboração das ferramentas de análise foi utilizado o modelo da employee-based brand equity proposto por King e Grace (2009 e 2010), tendo igualmente servido como base à elaboração da maior parte da contextualização teórica do estudo. No final deste relatório de estágio, foi possível medir os efeitos do conhecimento da marca nos colaboradores, a sua gestão interna e os benefícios da employee-based brand equity, permitindo a elaboração de recomendações práticas a serem implementadas na gestão corporativa da empresa e da própria marca, com vista ao desenvolvimento da sua força (brand equity).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20T10:21:18Z
2019-09-16T00:00:00Z
2019-09-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29729
202284158
url http://hdl.handle.net/10400.26/29729
identifier_str_mv 202284158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130008454692864