A pressão da (im)perfeição: Uma análise da hashtag #amaoteucorpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Inês Meireles
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102625
Resumo: Dissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
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spelling A pressão da (im)perfeição: Uma análise da hashtag #amaoteucorpoThe Pressure of (im)perfection: An analysis of the hashtag #amaoteucorpoRepresentação CorporalImagem CorporalMedia SociaisInstagramPositividade CorporalBody RepresentationBody ImageSocial MediaInstagramBody PositivityDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de LetrasA positividade corporal é um movimento político e social que surgiu em 2012 e pretende promover a aceitação e o respeito pelo corpo. Partindo dos conhecimentos teóricos sobre as questões da representação, sobre a construção social do corpo e de conhecimentos sobre a imagem corporal nos media sociais, esta dissertação tem como objetivo mapear a presença de conteúdos, de âmbito nacional, associados à positividade corporal na rede social Instagram, acompanhando assim um novo foco da pesquisa nas mensagens de positividade corporal. Para o efeito, após uma revisão bibliográfica sobre as problemáticas que constituem o nosso enquadramento teórico e num esforço para perceber as mensagens que circulam na rede social, analisamos 350 publicações da hashtag #amaoteucorpo presentes na página explore do Instagram, ao longo de duas semanas, recorrendo a uma análise de conteúdo. A rede social enquanto uma das mais utilizadas ocupa um lugar de destaque na sociedade e também advém daí a importância do conteúdo que nela prolifera. Após análise, concluímos que o conteúdo da hashtag revelou-se diversificado e inclusivo o que é compatível com mensagens do movimento, sendo possível encontrar publicações que têm como tema a promoção da positividade corporal. Este é um indicador de que o conteúdo que circula promove e expõe os/as utilizadores/as à diversidade corporal. No entanto, muitas vezes estiveram presentes mensagens contraditórias às intenções do movimento através da promoção de serviços, produtos ou eventos que misturavam mensagens sobre saúde com a promoção da perda de peso. Tal como estiveram presentes mensagens focadas na aparência, em especial na promoção da roupa utilizada. Estes resultados foram obtidos através da utilização de códigos, no programa MAX QDA.Body positivity is a political and social movement that emerged in 2012 and aims to promote acceptance and respect for the body. Based on theoretical knowledge about representation, about the social construction of the body and knowledge about body image in social media, this dissertation aims to map the national content associated with body positivity in the social network Instagram, thus following a new focus of the research on body positivity messages. For this purpose, following a literature review on the issues that constitute our theoretical framework and, in an effort, to understand the messages that circulate on the social network, we analyzed 350 publications of the hashtag #amaoteucorpo published on the explore page of Instagram, over two weeks, through a content analysis. The social network as one of the most utilized occupies a prominent place in society and also comes from this the importance of the content that circulates in it. After analysing, we conclude that the hashtag content proved to be diverse and inclusive, which is compatible with the movement's messages, and it is possible to find posts that are centered on the promotion of body positivity. This is an indicator that the content that circulates promotes and exposes users to body diversity. However, contradictory messages to the movement's intentions were often present namely through the promotion of services, products or events that have mixed messages about health and the promotion of weight loss. There were also messages focused on appearance, especially in the promotion of the clothes used. These results were obtained using codes in the MAX QDA program.2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102625http://hdl.handle.net/10316/102625TID:203073690porMoura, Inês Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-05T20:31:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:34.570844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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