Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sara Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Antunes, Ana Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14761
Resumo: Este estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.
id RCAP_a223aa6d252a89b6bec9138e28165326
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infânciaAssessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachersAvaliaçãoEstágio supervisionadoAprendizagem profissionalEducação de infânciaEste estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.This study focuses on the assessment of professional learning in supervised practicum, while relying onan authentic and participatory approach to assessment. More specifically, it intends to analyse the evolution of prospective early childhood teachers concerning their learning in core domains of the specific professional profile. Forty one students from a Master in Pre-School Education in the academic years of 2012-13 and 2013-14 participated in this study. Data were collected through the assessment grid on the processes of development in supervised pedagogical practice, comprising four domains (observation, planning, action and reflection) in two different moments: regulatory assessment and final assessment. Analyses point to statistically significant differences between the two moments, showing evolution of students. Data allow to draw some considerations about evolutive pathways of students regarding core domains of professional learning, and about the perceived effectiveness of education/training processes.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBAraújo, Sara BarrosAntunes, Ana Pereira2017-12-18T12:04:28Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14761porAraújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira (2017). Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância = Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 28-411645-477410.34620/eduser.v9i2.99info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.518604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers
title Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
spellingShingle Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
Araújo, Sara Barros
Avaliação
Estágio supervisionado
Aprendizagem profissional
Educação de infância
title_short Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
title_full Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
title_fullStr Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
title_full_unstemmed Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
title_sort Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
author Araújo, Sara Barros
author_facet Araújo, Sara Barros
Antunes, Ana Pereira
author_role author
author2 Antunes, Ana Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sara Barros
Antunes, Ana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Estágio supervisionado
Aprendizagem profissional
Educação de infância
topic Avaliação
Estágio supervisionado
Aprendizagem profissional
Educação de infância
description Este estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18T12:04:28Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14761
url http://hdl.handle.net/10198/14761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira (2017). Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância = Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 28-41
1645-4774
10.34620/eduser.v9i2.99
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135292357083136