Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14761 |
Resumo: | Este estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos. |
id |
RCAP_a223aa6d252a89b6bec9138e28165326 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infânciaAssessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachersAvaliaçãoEstágio supervisionadoAprendizagem profissionalEducação de infânciaEste estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.This study focuses on the assessment of professional learning in supervised practicum, while relying onan authentic and participatory approach to assessment. More specifically, it intends to analyse the evolution of prospective early childhood teachers concerning their learning in core domains of the specific professional profile. Forty one students from a Master in Pre-School Education in the academic years of 2012-13 and 2013-14 participated in this study. Data were collected through the assessment grid on the processes of development in supervised pedagogical practice, comprising four domains (observation, planning, action and reflection) in two different moments: regulatory assessment and final assessment. Analyses point to statistically significant differences between the two moments, showing evolution of students. Data allow to draw some considerations about evolutive pathways of students regarding core domains of professional learning, and about the perceived effectiveness of education/training processes.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBAraújo, Sara BarrosAntunes, Ana Pereira2017-12-18T12:04:28Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14761porAraújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira (2017). Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância = Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 28-411645-477410.34620/eduser.v9i2.99info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:34:35Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:31.518604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers |
title |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
spellingShingle |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância Araújo, Sara Barros Avaliação Estágio supervisionado Aprendizagem profissional Educação de infância |
title_short |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
title_full |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
title_fullStr |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
title_full_unstemmed |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
title_sort |
Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância |
author |
Araújo, Sara Barros |
author_facet |
Araújo, Sara Barros Antunes, Ana Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Ana Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Sara Barros Antunes, Ana Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Estágio supervisionado Aprendizagem profissional Educação de infância |
topic |
Avaliação Estágio supervisionado Aprendizagem profissional Educação de infância |
description |
Este estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 2012- 13 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T12:04:28Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14761 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara Barros; Antunes, Ana Pereira (2017). Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância = Assessment of the supervised practicum: evolutive profiles in thetraining of early childhood teachers. EduSer - Revista de educação. ISSN 1645-4774. 9:2, p. 28-41 1645-4774 10.34620/eduser.v9i2.99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135292357083136 |