Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching training
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28398 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Direito à Educação, componente do currículo da Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do segundo semestre de 2017. O tema em questão originou-se da seguinte reflexão: Como se configura a avaliação da teoria e prática em Estagio Supervisionado na formação inicial docente? Para tanto, objetivou-se no geral, investigar a articulação teoria e prática no estágio supervisionado e a efetivação da aprendizagem no processo de formação inicial docente. Especificamente, foram delineados os objetivos: i) refletir acerca do aspecto legal do estágio supervisionado no processo de formação inicial docente; ii) identificar a concepção dos professores sobre o estágio supervisionado na formação inicial docente; iii) compreender como ocorre a aprendizagem no estágio supervisionado articulado à teoria e prática na formação inicial docente. Portanto, para coleta dos dados empíricos, dispôs-se aos participantes da disciplina já mencionada, quatro questões descritivas sobre o tema. Nesse sentido, a teoria basilar metodológica que segue nesta pesquisa teve como fundamento a abordagem qualitativa do tipo descritiva me diante os estudos dos teóricos: Azambuja (2007), Bardin (2011), Behrens (2011), Contreras (1990), Ghedin, (2015), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Perrenoud (2001), Rios (2001), Sacristan (2006) e Zabala (1998). Os resultados enfatizam sobre a importância da articulação teoria e prática no desenvolvimento das atividades no estágio supervisionado, favoráveis para a aprendizagem na formação inicial docente. |
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Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching trainingAvaliação da Aprendizagem. Estágio Supervisionado. Formação Inicial Docente.Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Direito à Educação, componente do currículo da Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do segundo semestre de 2017. O tema em questão originou-se da seguinte reflexão: Como se configura a avaliação da teoria e prática em Estagio Supervisionado na formação inicial docente? Para tanto, objetivou-se no geral, investigar a articulação teoria e prática no estágio supervisionado e a efetivação da aprendizagem no processo de formação inicial docente. Especificamente, foram delineados os objetivos: i) refletir acerca do aspecto legal do estágio supervisionado no processo de formação inicial docente; ii) identificar a concepção dos professores sobre o estágio supervisionado na formação inicial docente; iii) compreender como ocorre a aprendizagem no estágio supervisionado articulado à teoria e prática na formação inicial docente. Portanto, para coleta dos dados empíricos, dispôs-se aos participantes da disciplina já mencionada, quatro questões descritivas sobre o tema. Nesse sentido, a teoria basilar metodológica que segue nesta pesquisa teve como fundamento a abordagem qualitativa do tipo descritiva me diante os estudos dos teóricos: Azambuja (2007), Bardin (2011), Behrens (2011), Contreras (1990), Ghedin, (2015), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Perrenoud (2001), Rios (2001), Sacristan (2006) e Zabala (1998). Os resultados enfatizam sobre a importância da articulação teoria e prática no desenvolvimento das atividades no estágio supervisionado, favoráveis para a aprendizagem na formação inicial docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2839810.34117/bjdv7n4-435Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 39724-39738Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 39724-39738Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 39724-397382525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28398/22468Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Maria Noraneide RodriguesMorais, Joelson de SousaCosta, Rita de Cássia MarquesRodrigues, Maria Gleicede Araújo, Joana D’arc Socorro Alexandrino2021-07-28T18:56:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28398Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:14.167222Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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