Reflexos da avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado na formação inicial docente / Reflectionsoflearningassessment in supervisedinternship in initialteaching training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morais, Joelson de Sousa, Costa, Rita de Cássia Marques, Rodrigues, Maria Gleice, de Araújo, Joana D’arc Socorro Alexandrino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28398
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Direito à Educação, componente do currículo da Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Educação Brasileira, da Universidade Federal do Ceará da linha de pesquisa em Avaliação Educacional do segundo semestre de 2017. O tema em questão originou-se da seguinte reflexão: Como se configura a avaliação da teoria e prática em Estagio Supervisionado na formação inicial docente? Para tanto, objetivou-se no geral, investigar a articulação teoria e prática no estágio supervisionado e a efetivação da aprendizagem no processo de formação inicial docente. Especificamente, foram delineados os objetivos: i) refletir acerca do aspecto legal do estágio supervisionado no processo de formação inicial docente; ii) identificar a concepção dos professores sobre o estágio supervisionado na formação inicial docente; iii) compreender como ocorre a aprendizagem no estágio supervisionado articulado à teoria e prática na formação inicial docente. Portanto, para coleta dos dados empíricos, dispôs-se aos participantes da disciplina já mencionada, quatro questões descritivas sobre o tema. Nesse sentido, a teoria basilar metodológica que segue nesta pesquisa teve como fundamento a abordagem qualitativa do tipo descritiva me diante os estudos dos teóricos: Azambuja (2007), Bardin (2011), Behrens (2011), Contreras (1990), Ghedin, (2015), Nóvoa (1992), Pimenta (2012), Perrenoud (2001), Rios (2001), Sacristan (2006) e  Zabala (1998). Os resultados enfatizam  sobre a importância da  articulação teoria e prática no  desenvolvimento das atividades  no estágio supervisionado,  favoráveis  para a aprendizagem  na formação inicial docente.
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