Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ágata Sofia Mateus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3548
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_a235a60a427c3156a21b2cad72856706
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não maternaDidática da línguaProcesso de escritaTexto descritivoArtePortuguês língua não maternaPLNMLanguage didacticsWriting processDescriptive textArtProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente trabalho pretende contribuir para o desenvolvimento de competências na área de Língua Portuguesa, em particular ao nível da produção de texto descritivo. De forma a motivar e a dar sentido às aprendizagens realizadas, a sua articulação com a área de Expressão Plástica, no domínio do desenho e da pintura, constitui-se igualmente como meta. Num ambiente promotor de aprendizagens para alunos de um contexto multicultural, socialmente desfavorecido, um dos objetivos deste trabalho foi analisar e avaliar o desenvolvimento linguístico de alunos cuja língua materna não é o português. Assim, foi concebido um projeto no qual, ao longo do ano, uma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico contactou com obras e técnicas de artistas reconhecidos, pesquisando, analisando, reproduzindo e recriando, ao mesmo tempo que adquiria a estrutura do texto descritivo e um modelo do processo de produção escrita. Inicialmente, aplicou-se um pré-teste, em que se recolheram produções dos alunos no intuito de aferir o seu grau de conhecimento da estrutura do texto descritivo. Foram trabalhados alguns conceitos prévios à incursão no mundo das artes e da apreciação de pintura. Em seguida, implementaram-se sequências didáticas com o objetivo de levar os alunos a melhorar em termos de comunicação escrita e a desenvolver o gosto pela pintura, aprendendo a contemplar, a analisar e a descrever uma obra de arte. Por fim, na aplicação do pós-teste, analisaram-se textos escritos pelos alunos, mediante uma proposta semelhante à inicial, de modo a avaliar o seu desenvolvimento. O trabalho levado a cabo contribuiu para o desenvolvimento global das competências de comunicação e escrita dos alunos nomeadamente no que diz respeito ao texto descritivo. Esta evolução foi ainda mais notória nos alunos PLNM (Português Língua Não Materna). Pela análise dos dados recolhidos, em termos de produção textual e artística, pode ainda concluir-se que a articulação curricular da Língua Portuguesa com a Expressão Plástica beneficiou esta turma, que passou a ter uma linguagem comum, no sentido em que os alunos partilharam uma área de interesse em que todos desenvolveram competências.ABSTRACT The present work aims to contribute to the development of skills in the area of the Portuguese Language, in particular at the level of the elaboration of descriptive text. Also defined as an equal goal is its linkage with the area of Plastic Expression in drawing and painting, in order to motivate and give meaning to the learning undertaken. Striving for a motivational learning environment for students in a multicultural context socially disadvantaged. Being one of the objectives the analysis and the evaluation of the linguistic development of pupils whose mother tongue is not Portuguese. Thus, has been designed a project in which, throughout the year, a class from the 3rdyear of Primary School (1st to 4 Grade) had contact with the works and techniques of recognized artists, researching, analyzing, reproducing and recreating, at the same time acquiring the structure of descriptive text and a model for the writing process. Initially, a pre-test was performed, in which the work created by the students was collected in order to assess their current degree of their knowledge of the structure of descriptive text. Some concepts were worked prior to foray into the world of the arts and the appreciation of paintings. Then, didactic sequences were implemented with the objective of leading students to improve in written communication and to develop the taste for painting while learning to contemplate, to analyze and to describe a work of art. Lastly, a post-test was applied and the texts written by students were analyzed, through a proposal similar to the initial, so as to assess their development. The work carried out has contributed to the overall development of communication and writing skills of the students particularly regarding descriptive text. This trend was even more apparent in PLNM students (Portuguese Language non Maternal). Through the analysis of the data collected, in terms of textual production and artistic, we can conclude that the curricular articulation of the Portuguese Language with Plastic Expression has benefited this class, which has managed to attain a common language, in the sense that students shared an area of interest to which all developed skills.Gonçalves, CarolinaRCIPLPereira, Ágata Sofia Mateus2014-05-16T15:35:35Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3548TID:201329948porPereira, Á.S.M. (2014). Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna [Dissertação de mestrado]Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:10.421657Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
title Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
spellingShingle Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
Pereira, Ágata Sofia Mateus
Didática da língua
Processo de escrita
Texto descritivo
Arte
Português língua não materna
PLNM
Language didactics
Writing process
Descriptive text
Art
title_short Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
title_full Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
title_fullStr Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
title_full_unstemmed Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
title_sort Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna
author Pereira, Ágata Sofia Mateus
author_facet Pereira, Ágata Sofia Mateus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ágata Sofia Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da língua
Processo de escrita
Texto descritivo
Arte
Português língua não materna
PLNM
Language didactics
Writing process
Descriptive text
Art
topic Didática da língua
Processo de escrita
Texto descritivo
Arte
Português língua não materna
PLNM
Language didactics
Writing process
Descriptive text
Art
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T15:35:35Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3548
TID:201329948
url http://hdl.handle.net/10400.21/3548
identifier_str_mv TID:201329948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Á.S.M. (2014). Arte d’escrita desenvolvimento da escrita em alunos de língua materna e alunos de língua não materna [Dissertação de mestrado]Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133387589419008