Ensino de léxico e texto descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Noémia Maria Gonçalo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2391
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
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spelling Ensino de léxico e texto descritivoDidáctica da língua portuguesaLéxicoTexto descritivoEscritaPortuguese language didacticsLexiconDescriptive textWritingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO desenvolvimento de competências lexicais está intimamente relacionado com o sucesso académico, prevalecendo uma relação mais estreita entre sucesso escolar e conhecimento lexical do que entre sucesso escolar e nível/capacidade intelectual (Florin 2002). O presente estudo ocupa-se, por um lado, do ensino explícito de léxico, enquanto condição fundamental no processo de desenvolvimento de aquisição de novos conteúdos lexicais e, por outro, da escrita do texto descritivo, porque se entende ser uma tipologia textual muito presente no quotidiano das crianças. A abordagem foi feita a partir de elementos e/ou situações próximas dos alunos, de forma a gerar aprendizagens significativas nos mesmos. A hipótese de que se parte nesta investigação é a de que o ensino explícito, sistemático e progressivo de léxico constitui uma mais valia para a produção de textos. O trabalho de intervenção foi desenvolvido numa escola da periferia de Lisboa com sujeitos a frequentar uma turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA). Estes sujeitos têm conhecimentos incipientes de léxico e revelam dificuldades na produção escrita. Os principais objectivos do estudo são: i) identificar as vantagens do ensino explícito e sistemático do léxico; ii) identificar o impacto da aprendizagem de novas palavras na escrita dos alunos; iii) demonstrar que com o ensino explícito do léxico o aluno melhora a escrita de textos descritivos. Os resultados da investigação mostram que, efectivamente, o ensino explícito e sistemático de léxico origina qualidade na produção escrita. Assim, no que diz respeito ao léxico, houve ganhos nos vários domínios, nomeadamente no que diz respeito à diversidade e densidade lexical. Relativamente à escrita de texto verificam-se ganhos em termos de extensão, mecanismos de coesão, relações lexicais e macro e microestrutura do texto descritivo. Em relação à dimensão notacional registam-se aprendizagens importantes a nível da frase, do período e do parágrafo. Este trabalho mostra que o ensino explícito e sistemático de léxico (Calaque 2004, 2008) tem um papel fundamental na produção escrita (Dias e Sousa 2001) e que o vi ensino da escrita, segundo a abordagem do processo (Bereiter e Scardamalia 1987), tem impacto no desenvolvimento textual dos sujeitos. - Abstract The development of lexical competence is closely related to academic success, a closer relationship between school success and lexical knowledge prevails over the school success and level / intellectual capacity (Florin, 2002). The present study deals , on the one hand, with the explicit teaching of the lexicon, as a key condition in the development process of acquisition of new lexical content, and secondly, with the writing of descriptive text, because it is understood to be a very present textual typology in the daily life of children. The approach was made from the elements and / or situations close to the students, so as to generate significant learning in them. The starting hypothesis of this research is that the explicit, systematic and progressive teaching of lexicon is an added value to the production of texts. The intervention work was developed in a school in the periphery of Lisbon with individuals attending an Alternative Curriculum Course class (ACC). These individuals have incipient lexicon knowledge and have difficulties in the written production. The main objectives of the study are: i) identify the advantages of systematic and explicit teaching of lexicon, ii) identify the impact of learning new words in students´ writing, iii) demonstrate that the explicit teaching of lexicon improves the writing of descriptive texts. Research outcomes show that, effectively, explicit and systematic teaching of the lexicon leads to quality in the written production. Thus, with regard to the lexicon, there were gains in the several domains, namely with regard to the diversity and lexical density. Regarding to text writing there are gains in terms of extension, cohesion mechanisms, lexical relations and macro and microstructure of the descriptive text. Regarding the notational dimension there are important learning at the level of sentence, period and paragraph. This paper shows that explicit, systematic teaching of lexicon (Calaque 2004, 2008) plays a key role in the written production (Dias and Sousa 2001) and that the teaching viii of writing, according to the process approach (Bereiter and Scardamalia 1987), has impact on the textual development of the individual.Sousa, Otília deCardoso, AdrianaRCIPLPacheco, Noémia Maria Gonçalo2013-03-27T16:40:54Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:09.642482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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