Impacto das barreiras à inovação nas empresas industriais portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11866
Resumo: A presente investigação visa identificar e analisar a influência das principais barreiras sobre a capacidade inovadora empresarial das empresas da indústria transformadora de Portugal, designadas nesta investigação por empresas industriais portuguesas. Mais concretamente, pretende-se identificar as barreiras que influenciam a inovação do produto, processo, marketing e organizacional. Para tal, são utilizados os dados secundários recolhidos pelo Inquérito Comunitário à Inovação 2016 (CIS 2016 - Community Innovation Survey), referentes às atividades de inovação desenvolvidas pelas empresas industriais portuguesas no período de 2014 a 2016. Neste sentido, foi desenvolvido um modelo de regressão logística para cada um dos tipos de inovação mencionados acima. Os resultados obtidos da análise empírica realizada evidenciam que a única barreira à inovação percebida pelas empresas industriais portuguesas, durante o período de 2014 a 2016, é a falta de crédito ou capital privado ao nível da inovação do produto. Além disso, conclui-se também que a inovação é positivamente influenciada pelos seguintes fatores: incerteza na procura do mercado (ao nível da inovação do produto e de marketing), custos com inovação demasiado elevados e falta de parceiros para colaborar (ao nível da inovação de marketing e organizacional) e a demasiada concorrência no mercado (ao nível da inovação de marketing).
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