Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ricardo Jorge Pratas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24168
Resumo: O relatório final aqui apresentado, cuja estrutura se encontra dividida em três partes, procura descrever a vivência do estagiário ao longo deste percurso de formação. A introdução, que enquadra as práticas pedagógicas realizadas, precede o capítulo que contempla a componente investigativa – suportada por um conjunto de intervenções junto de uma turma do 1.º Ano do 1.º CEB –, cujo objetivo visa compreender de que forma a integração dos manipulativos virtuais nas práticas de sala de aula, usando a Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem (MMCAA), gera impactes positivos na construção do conhecimento dos alunos relacionado com a promoção do desenvolvimento dos sentidos da adição e da subtração. Surge no terceiro capítulo uma componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica implementada e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando, na ótica do professor reflexivo, em contínua aprendizagem. Optou-se por uma investigação qualitativa de índole interpretativa e design investigação-ação, recorrendo a screen recording e captação áudio para recolha de dados, ao Base Blocks e GeoGebra como manipulativos virtuais. Como principais resultados, salienta-se uma progressão dos alunos na sua capacidade de compreender os sentidos da adição e da subtração presentes em situações problemáticas; estabelecer relações entre o significado das quantidades envolvidas e a estrutura das operações aritméticas adição e subtração com a resposta a situações problemáticas; usar linguagem matemática adequada. A investigação sobre MMCAA e manipulativos virtuais mostra-se favorável à sua integração nos processos de ensino e de aprendizagem. A sua conjugação permite aos alunos autorregularem as suas aprendizagens, assumir um papel ativo na construção do conhecimento, trabalhar de forma autónoma e estabelecer relações entre conceitos e ideias matemáticas.
id RCAP_a26f3f71bc573c007e734abeaa96f331
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtraçãoPráticas Educativas1º ano do 1ºCEBModelação MatemáticaAmbiente de AprendizagemManipulativos VirtuaisSentidos da Adição e da SubtraçãoO relatório final aqui apresentado, cuja estrutura se encontra dividida em três partes, procura descrever a vivência do estagiário ao longo deste percurso de formação. A introdução, que enquadra as práticas pedagógicas realizadas, precede o capítulo que contempla a componente investigativa – suportada por um conjunto de intervenções junto de uma turma do 1.º Ano do 1.º CEB –, cujo objetivo visa compreender de que forma a integração dos manipulativos virtuais nas práticas de sala de aula, usando a Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem (MMCAA), gera impactes positivos na construção do conhecimento dos alunos relacionado com a promoção do desenvolvimento dos sentidos da adição e da subtração. Surge no terceiro capítulo uma componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica implementada e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando, na ótica do professor reflexivo, em contínua aprendizagem. Optou-se por uma investigação qualitativa de índole interpretativa e design investigação-ação, recorrendo a screen recording e captação áudio para recolha de dados, ao Base Blocks e GeoGebra como manipulativos virtuais. Como principais resultados, salienta-se uma progressão dos alunos na sua capacidade de compreender os sentidos da adição e da subtração presentes em situações problemáticas; estabelecer relações entre o significado das quantidades envolvidas e a estrutura das operações aritméticas adição e subtração com a resposta a situações problemáticas; usar linguagem matemática adequada. A investigação sobre MMCAA e manipulativos virtuais mostra-se favorável à sua integração nos processos de ensino e de aprendizagem. A sua conjugação permite aos alunos autorregularem as suas aprendizagens, assumir um papel ativo na construção do conhecimento, trabalhar de forma autónoma e estabelecer relações entre conceitos e ideias matemáticas.Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumSilva, Ricardo Jorge Pratas da2018-09-28T13:15:49Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24168201962586porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:27Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:16.576800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
title Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
spellingShingle Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
Silva, Ricardo Jorge Pratas da
Práticas Educativas
1º ano do 1ºCEB
Modelação Matemática
Ambiente de Aprendizagem
Manipulativos Virtuais
Sentidos da Adição e da Subtração
title_short Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
title_full Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
title_fullStr Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
title_full_unstemmed Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
title_sort Modelação matemática como ambiente de aprendizagem: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da a dição e da subtração
author Silva, Ricardo Jorge Pratas da
author_facet Silva, Ricardo Jorge Pratas da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ricardo Jorge Pratas da
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
1º ano do 1ºCEB
Modelação Matemática
Ambiente de Aprendizagem
Manipulativos Virtuais
Sentidos da Adição e da Subtração
topic Práticas Educativas
1º ano do 1ºCEB
Modelação Matemática
Ambiente de Aprendizagem
Manipulativos Virtuais
Sentidos da Adição e da Subtração
description O relatório final aqui apresentado, cuja estrutura se encontra dividida em três partes, procura descrever a vivência do estagiário ao longo deste percurso de formação. A introdução, que enquadra as práticas pedagógicas realizadas, precede o capítulo que contempla a componente investigativa – suportada por um conjunto de intervenções junto de uma turma do 1.º Ano do 1.º CEB –, cujo objetivo visa compreender de que forma a integração dos manipulativos virtuais nas práticas de sala de aula, usando a Modelação Matemática como ambiente de aprendizagem (MMCAA), gera impactes positivos na construção do conhecimento dos alunos relacionado com a promoção do desenvolvimento dos sentidos da adição e da subtração. Surge no terceiro capítulo uma componente reflexiva, com uma análise crítica da prática pedagógica implementada e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando, na ótica do professor reflexivo, em contínua aprendizagem. Optou-se por uma investigação qualitativa de índole interpretativa e design investigação-ação, recorrendo a screen recording e captação áudio para recolha de dados, ao Base Blocks e GeoGebra como manipulativos virtuais. Como principais resultados, salienta-se uma progressão dos alunos na sua capacidade de compreender os sentidos da adição e da subtração presentes em situações problemáticas; estabelecer relações entre o significado das quantidades envolvidas e a estrutura das operações aritméticas adição e subtração com a resposta a situações problemáticas; usar linguagem matemática adequada. A investigação sobre MMCAA e manipulativos virtuais mostra-se favorável à sua integração nos processos de ensino e de aprendizagem. A sua conjugação permite aos alunos autorregularem as suas aprendizagens, assumir um papel ativo na construção do conhecimento, trabalhar de forma autónoma e estabelecer relações entre conceitos e ideias matemáticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28T13:15:49Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24168
201962586
url http://hdl.handle.net/10400.26/24168
identifier_str_mv 201962586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130026771218432