O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrez, Patrícia Cristina Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2513
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino básico
id RCAP_a271c1650f665ac01c2b780308645486
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básicofamíliaenvolvimento parentalrelação família-alunofamilyparental involvementfamily-student relationshipRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino básicoO presente relatório descreve todo o percurso escolar, ao longo de um ano, e apresenta o percurso investigativo realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este está estruturado em três partes: Na primeira parte, focada na unidade curricular de PES, é possível encontrar uma contextualização dos estágios realizados e uma reflexão sobre os mesmos. Na segunda parte integra o percurso investigativo realizado. Este capítulo reflete as pesquisas e leituras realizadas de modo a dar resposta à questão investigativa. As pesquisas e leituras foram baseadas em autores que referem os benefícios e as dificuldades para a colaboração da família na escola, uma vez que para se compreender o envolvimento parental é fundamental compreender a relação que existe entre a escola e a família. Esta investigação centrou-se em várias entrevistas realizadas a encarregados de educação e a professores do 1º CEB e seguiu uma metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. O presente relatório termina com uma reflexão global onde refiro o meu desenvolvimento profissional ao longo do Mestrado realizado.The present text describes the whole process of the elementary school, through a year, and presents the investigative course carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School and 1st cycle of the Basic Education. This is structured in 3 parts: In the first part, focused on the curricular unit of PES, it is possible to find a contextualization of the internships realized and a reflection on them. The second part integrates the investigative course carried out. This chapter reflects the researches and readings made in order to answer the issue raised. The researches and readings were based on authors who refer the benefits and difficulties present to the family collaboration in the school, as understanding the parental involvement is fundamental to become aware of the relation that exists between the school and the family. This research had focused on several interviews carried out between guardians and 1st CEB teachers and followed a qualitative and interpretive methodology. This report finishes with an overall reflection where I refer to my professional development over the Master's course.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAndrez, Patrícia Cristina Fernando2019-04-22T11:21:21Z2019-04-032019-04-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2513TID:202214206por202214206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:34Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:32.571777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
title O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
Andrez, Patrícia Cristina Fernando
família
envolvimento parental
relação família-aluno
family
parental involvement
family-student relationship
title_short O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort O envolvimento parental como contributo nas aprendizagens dos alunos em 1º Ciclo do Ensino Básico
author Andrez, Patrícia Cristina Fernando
author_facet Andrez, Patrícia Cristina Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrez, Patrícia Cristina Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv família
envolvimento parental
relação família-aluno
family
parental involvement
family-student relationship
topic família
envolvimento parental
relação família-aluno
family
parental involvement
family-student relationship
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22T11:21:21Z
2019-04-03
2019-04-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2513
TID:202214206
url http://hdl.handle.net/10400.15/2513
identifier_str_mv TID:202214206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202214206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035185815552