Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Isabel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Barbosa, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
Resumo: A utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.
id RCAP_33e1f22638b0a92988ab749c87f9f38b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometriaMateriais manipul?veisGeometriaFuturos professoresEduca??o b?sicaManipulative materialsGeometryFuture teachersElementary educationA utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ2024-01-18T16:55:01Z2014-01-01T00:00:00Z20142023-12-30T18:27:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3855por2176-298810.4322/gepem.2015.011Vale, IsabelBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:02.511881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
title Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
spellingShingle Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
Vale, Isabel
Materiais manipul?veis
Geometria
Futuros professores
Educa??o b?sica
Manipulative materials
Geometry
Future teachers
Elementary education
title_short Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
title_full Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
title_fullStr Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
title_full_unstemmed Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
title_sort Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
author Vale, Isabel
author_facet Vale, Isabel
Barbosa, Ana
author_role author
author2 Barbosa, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Isabel
Barbosa, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais manipul?veis
Geometria
Futuros professores
Educa??o b?sica
Manipulative materials
Geometry
Future teachers
Elementary education
topic Materiais manipul?veis
Geometria
Futuros professores
Educa??o b?sica
Manipulative materials
Geometry
Future teachers
Elementary education
description A utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2023-12-30T18:27:46Z
2024-01-18T16:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-2988
10.4322/gepem.2015.011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137057774239744