Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855 |
Resumo: | A utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials. |
id |
RCAP_33e1f22638b0a92988ab749c87f9f38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3855 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometriaMateriais manipul?veisGeometriaFuturos professoresEduca??o b?sicaManipulative materialsGeometryFuture teachersElementary educationA utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials.Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ2024-01-18T16:55:01Z2014-01-01T00:00:00Z20142023-12-30T18:27:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3855por2176-298810.4322/gepem.2015.011Vale, IsabelBarbosa, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T09:01:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:02.511881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
title |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
spellingShingle |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria Vale, Isabel Materiais manipul?veis Geometria Futuros professores Educa??o b?sica Manipulative materials Geometry Future teachers Elementary education |
title_short |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
title_full |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
title_fullStr |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
title_full_unstemmed |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
title_sort |
Materiais manipul?veis para aprender e ensinar geometria |
author |
Vale, Isabel |
author_facet |
Vale, Isabel Barbosa, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Isabel Barbosa, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais manipul?veis Geometria Futuros professores Educa??o b?sica Manipulative materials Geometry Future teachers Elementary education |
topic |
Materiais manipul?veis Geometria Futuros professores Educa??o b?sica Manipulative materials Geometry Future teachers Elementary education |
description |
A utiliza??o de materiais manipul?veis ? sugerida por v?rios autores como sendo uma mais valia na constru??o de conceitos matem?ticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geom?trico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido atrav?s de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipul?veis diversificados. Deste modo ? crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptid?es necess?rias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais din?mica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experi?ncias de sala de aula, baseadas em tarefas geom?tricas exploradas com recurso a materiais manipul?veis, onde ? dada grande ?nfase ? resolu??o de problemas e ? experimenta??o, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino b?sico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e constru?ram conhecimento geom?trico em rela??o aos conte?dos abordados atrav?s dos materiais manipul?veis. ABSTRACT: The use of manipulative materials is suggested by several authors as an asset in the development of mathematical concepts. Thus the development of students? geometric thinking can be easily achieved through challenging tasks that make use of diverse manipulative materials. It is crucial that (future) teachers develop the skills needed to use manipulative in the classroom with a more dynamic and challenging perspective of teaching and learning. In this paper we intend to report some classroom experiences, conducted with future teachers from basic education (3-12 years), based on geometry tasks explored, with manipulative materials, when problem solving and experimentation are privileged. Result show that the future teachers were involved in the proposed tasks and constructed geometric knowledge related to the approached contents through the manipulative materials. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2023-12-30T18:27:46Z 2024-01-18T16:55:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/3855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2176-2988 10.4322/gepem.2015.011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educa??o Matem?tica - Instituto de Educa??o da UFRRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137057774239744 |