A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854 |
Resumo: | Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais. |
id |
RCAP_a28e2fe713091cb2abc0dc205d18ea07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuaisArtes visuaisPré-Escolar1ºCicloPlanificaçãoAbordagem triangular.Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.2023-03-03T13:11:51Z2022-12-22T00:00:00Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5854TID:203175409porLeisico, Carolina Piçarrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.694177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
title |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
spellingShingle |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais Leisico, Carolina Piçarra Artes visuais Pré-Escolar 1ºCiclo Planificação Abordagem triangular. |
title_short |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
title_full |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
title_fullStr |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
title_full_unstemmed |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
title_sort |
A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais |
author |
Leisico, Carolina Piçarra |
author_facet |
Leisico, Carolina Piçarra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leisico, Carolina Piçarra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Pré-Escolar 1ºCiclo Planificação Abordagem triangular. |
topic |
Artes visuais Pré-Escolar 1ºCiclo Planificação Abordagem triangular. |
description |
Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T00:00:00Z 2022-12-22 2023-03-03T13:11:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854 TID:203175409 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854 |
identifier_str_mv |
TID:203175409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131206774685696 |