A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leisico, Carolina Piçarra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854
Resumo: Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.
id RCAP_a28e2fe713091cb2abc0dc205d18ea07
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuaisArtes visuaisPré-Escolar1ºCicloPlanificaçãoAbordagem triangular.Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.2023-03-03T13:11:51Z2022-12-22T00:00:00Z2022-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5854TID:203175409porLeisico, Carolina Piçarrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:56.694177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
title A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
spellingShingle A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
Leisico, Carolina Piçarra
Artes visuais
Pré-Escolar
1ºCiclo
Planificação
Abordagem triangular.
title_short A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
title_full A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
title_fullStr A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
title_full_unstemmed A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
title_sort A abordagem triangular como base do processo ensino-aprendizagem em artes visuais
author Leisico, Carolina Piçarra
author_facet Leisico, Carolina Piçarra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leisico, Carolina Piçarra
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Pré-Escolar
1ºCiclo
Planificação
Abordagem triangular.
topic Artes visuais
Pré-Escolar
1ºCiclo
Planificação
Abordagem triangular.
description Este relatório é o reflexo do trabalho desenvolvido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional II (Educação Pré-Escolar) e Prática Profissional III (1º Ciclo) do curso de Mestrado em Educação Básica e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Instituto Politécnico de Beja. Esta investigação baseada na prática centrou-se na questão da Planificação em Artes Visuais para o 1ºCiclo com recurso à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, e uma reflexão sobre a metodologia PBL (aprendizagem baseada num problema) como metodologia utilizada na exploração dos conteúdos científicos, na planificação das atividades à luz das Aprendizagens Essenciais e do Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória. Relacionou-se as Aprendizagens Essenciais para as Artes Visuais com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa ilustrando-se nas atividades planificadas e desenvolvidas ao longo do estágio e aplicadas a alunos do 3º ano de escolaridade. Concluímos com uma visão globalizante da pertinência da fruição no processo de produção e ensino-aprendizagem, contextualizada da planificação e introdução de conteúdos científicos em Artes Visuais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T00:00:00Z
2022-12-22
2023-03-03T13:11:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854
TID:203175409
url https://hdl.handle.net/20.500.12207/5854
identifier_str_mv TID:203175409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206774685696