Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9046 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata as minhas vivências nas quatro práticas pedagógicas vividas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata as experiências vividas em Educação de Infância, nos contextos de creche e jardim de infância. E o terceiro capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão é apresentada uma reflexão fundamentada onde são mencionadas as aprendizagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos, nomeadamente em relação à forma de introdução de atividades e gestão do tempo e do grupo de crianças, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é alusiva ao estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista realizado no contexto de JI sobre as interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nestes momentos. Os resultados obtidos demonstraram, quanto às interações entre pares, que as crianças recorreram maioritariamente à interação verbal e não-verbal (maioritariamente através dos gestos), mediada por objetos. Quanto às brincadeiras, os resultados apontam para brincadeiras onde predomina o jogo simbólico, uma vez que ao longo das brincadeiras desenvolvidas, as crianças participantes assumiram diferentes papéis (pai, mãe, filha, vendedor de gelados), atribuíram diferentes significados aos objetos (caixas de cartão representaram bifes, motosserra e tupperwares) e ainda, recriaram situações reais ou imaginárias (como por exemplo, a envolvência do contexto familiar e vendas de produtos). Quanto à influência do material nas brincadeiras, verificou-se que este tem influência nas interações e brincadeiras entre pares, uma vez que com a casinha com o material pertencente ao local e com material de fim aberto, as crianças conseguiram desenvolver mais facilmente as suas brincadeiras do que quando tinham apenas o mobiliário. |
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