A percepção de justiça organizacional e a influência na satisfação dos Assistentes Técnicos da Administração Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria da Conceição Paraíso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48831
Resumo: A Perceção de Justiça Organizacional desempenha um papel fundamental na Satisfação no Trabalho, moldando a forma como os trabalhadores percebem a equidade e transparência na organização. Quando os funcionários se sentem tratados com justiça, surge confiança, lealdade e aumento da motivação. No entanto, práticas injustas, como favoritismo ou falta de transparência, resultam em sentimentos de insatisfação e descontentamento. A presente investigação, procura compreender a Perceção de Justiça Organizacional (PJO) e a sua influência na Satisfação no Trabalho dos Assistentes Técnicos da Administração Pública. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo, que recorreu à aplicação de um questionário, obtendo-se uma amostra composta por 173 indivíduos que desempenham a função de Assistentes Técnicos (AT) na Administração Pública (AP) em Portugal. Os resultados revelam que a PJO dos AT da AP influencia a sua Satisfação no Trabalho, o que indica que à medida que a PJO aumenta, também aumenta o nível de Satisfação no Trabalho. Os resultados evidenciam ainda que, a dimensão que mais influência exerce sobre a Satisfação no Trabalho é a qualidade dos relacionamentos interacionais, seguida da dimensão procedimental, diretamente ligada aos procedimentos adotados e por último a dimensão distributiva onde se enquadram as recompensas, surpreendentemente é a que menos influência exerce na Satisfação no Trabalho destes profissionais, facto curioso e não expectável. Assim, esta investigação oferece contribuições significativas no âmbito da PJO, além de enriquecer o campo científico nesta área, reconhece a importância das interações e procedimentos organizacionais na Satisfação no Trabalho dos trabalhadores, podendo as instituições públicas implementar estratégias mais eficazes para promover um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.
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