Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carla Sofia da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28037
Resumo: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_a2b317caf08e4648b10110050fb1cdc9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridadeConstituintes básicos da célula10º anoNutrição seres heterotróficosPráticas de ensino supervisionadaSismologiaDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os objetivos gerais deste trabalho foram descrever as experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas durante o estágio pedagógico, apresentar os métodos, estratégias e recursos selecionados para utilizar na prática letiva, apresentar os resultados relativos ao impacto dos métodos, estratégias e recursos usados durante a prática de ensino supervisionado e relacionar a prática docente com a investigação educacional. A realização da prática de ensino supervisionado foi desenvolvida na Escola Secundária D. Duarte. Os temas das aulas foram os constituintes básicos da célula e obtenção de matéria pelos organismos heterotróficos - em Biologia, e nos temas - sismologia e seus contributos para o conhecimento da estrutura interna da Terra - em Geologia. Neste estudo participaram 37 alunos de duas turmas do 10º ano de escolaridade. A componente de Biologia foi lecionada na turma A e a de Geologia na turma B. Para avaliar as estratégias e recursos implementados, durante a prática letiva, foram utilizados os dados dos testes de avaliação diagnóstica, (pré-teste e pós-teste) e sumativa, dos trabalhos realizados pelos alunos e dos questionários sobre as animações, fichas de trabalho, atividades laboratoriais e participação no IX Congresso de Jovens Geocientistas. A análise dos resultados revelou que os alunos desenvolveram aprendizagens, tanto em Biologia como em Geologia. A maioria dos alunos obtiveram resultados satisfatórios, a Biologia, denotando-se alguma dificuldade em responder corretamente às questões procedimentais, o que provavelmente se deve à falta de preparação dos alunos para responder a itens de construção. Os resultados insatisfatórios, obtidos no teste de avaliação sumativa de Geologia, deveram-se provavelmente, ao rendimento inferior da turma B quando comparada com a turma A. Os alunos consideraram que os recursos utilizados durante a lecionação, contribuíram para a evolução das suas aprendizagens. Este relatório termina com uma reflexão sobre as vantagens e limitações das estratégias e recursos utilizados, sugerindo-se algumas alternativas para melhorar as práticas letivas.This report was conducted under the curriculm unit of Teacher Training and Report of the Master in Teaching Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The global aims of this study were to describe the experiences of teaching and learning experienced during the teacher training, presenting the methods, strategies and resources selected for use in teaching practice, present the results obtained from the impact of the methods, strategies and resources used during supervised teaching practice and relate the teaching practice with the educational research. The supervised teaching practice was developed at D. Duarte High School and the themes selected were the basic constituents of the cell and energy obtain by heterotrophic organisms - in biology, and themes - seismology and their contributions to the knowledge of the internal structure of the Earth – in Geology. In this study participated 37 students from two classes of 10th grade. The Biology component was taught in class A and the Geology in class B. To evaluate the implemented strategies and resources in teaching practice, were used data from diagnostic assessment tests (pretest and posttest) and summative, the work done by students and questionnaires about the animations, worksheets, lab activities and participation in the IX Congress of Young Geoscientists. The results analysis revealed that students developed learning in both Biology and Geology. Most students have obtained satisfactory results, in Biology, denoting up some difficulty in correctly answer procedural questions, which was probably due to the lack of students preparation to respond to construction items. The unsatisfactory results obtained in the summative test of Geology, were probably due to the lower income class B compared with class A. The students considerate that the resources used during the teaching practice, contributed to the evolution of their learning. This report concludes with a reflection on the strengths and limitations of the strategies and resources used, suggesting some alternatives to improve teaching practices.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28037http://hdl.handle.net/10316/28037TID:201670585porMarques, Carla Sofia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:37Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:59.541799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
title Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
spellingShingle Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
Marques, Carla Sofia da Silva
Constituintes básicos da célula
10º ano
Nutrição seres heterotróficos
Práticas de ensino supervisionada
Sismologia
title_short Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
title_full Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
title_fullStr Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
title_sort Constituintes básicos da célula, nutrição nos seres heterotróficos e o papel da sismologia no estudo da Terra : Práticas letivas em Biologia e Geologia no 10º ano de escolaridade
author Marques, Carla Sofia da Silva
author_facet Marques, Carla Sofia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carla Sofia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Constituintes básicos da célula
10º ano
Nutrição seres heterotróficos
Práticas de ensino supervisionada
Sismologia
topic Constituintes básicos da célula
10º ano
Nutrição seres heterotróficos
Práticas de ensino supervisionada
Sismologia
description Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia, apresentada ao Departamento de Ciências da Terra e Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28037
http://hdl.handle.net/10316/28037
TID:201670585
url http://hdl.handle.net/10316/28037
identifier_str_mv TID:201670585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133857933426688