Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/35208 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_60c83f579f3d22d20b33c4b74e277799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/35208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemasBiologia 8º anoCiclo do nitrogénioEnsino das CiênciasGeologia 10º anoGeotermiaPlanetologiaServiços dos ecossistemasSismologiaSucessão ecológicaDissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O relatório final da unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório, do 2º ano do Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º ciclo do ensino Básico e no Ensino Secundário, inclui toda a informação das atividades realizadas ao longo do ano de estágio: as aulas lecionadas e a participação em atividades extracurriculares, inclui o enquadramento teórico relativamente ao ensino das ciências como aos temas de Geologia e de Biologia. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária D. Duarte no ano letivo 2015-2016, tendo sido lecionadas aulas às turmas do 10º e 8º ano, atribuídas ao professor orientador. O objetivo do estágio foi contactar com as práticas letivas permitindo o desenvolvimento de temas de Geologia e Biologia, a seleção de estratégias na sua lecionação e a elaboração de recursos e instrumentos de avaliação. Na turma do 10º ano foram lecionados os temas de Geologia, métodos indiretos do estudo do interior da Terra, Planetologia, Geotermia e Sismologia e na turma do 8º ano os temas de Biologia, ciclo do nitrogénio, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas. Em ambas as turmas, os recursos aplicados foram os mesmos, tendo sido utilizados PowerPoints, imagens, esquemas, filmes e o quadro interativo. Os recursos aplicados na sala de aula e o XI Congresso dos Jovens Geocientistas foram avaliados, recorrendo a questionários, enquanto as aprendizagens realizadas pelos alunos foram avaliadas através de provas de avaliação. Tendo em conta a análise dos resultados, a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos lecionados, pode ser considerada satisfatória, havendo espaço para melhorar os recursos e estratégias a aplicar.The final report of the curricular unit Pedagogical Training and Report of the 2nd year of the Master in Teaching of Biology and Geology in 3rd cycle of Basic Teaching and Secondary Teaching, includes the information of the activities carried out during the internship year: lectures and participation in extracurricular activities, it also includes a theoretical framework on teaching of sciences and on the Geology and Biology subjects. The pedagogical training was performed in the D. Duarte Secondary School, 2015-2016, having been teaching classes of the 10th and 8th grades, attributed to the cooperant teacher. The main goal of the internship was to be in contact with the teaching practices, allowing the development of Geology and Biology subjects, the selection of the strategies to be used in the teaching of these subjects, and the elaboration of didactic resources and assessment instruments. In the 10th grade, were taught the Geology topics indirect methods of the study of the Earth's interior, Planetology, Geothermal and Seismology and in the 8th grade, the Biology topics nitrogen cycle, ecological succession and ecosystem services. In both grades the resources used were the same, having been used PowerPoints, images, schemes, films and the interactive whiteboard. The resources applied in the classroom and the XI Congress of Young Geoscientists were assessed using questionnaires while the learning achieved by the students were assessed through the summative evaluation tests. Taking into account the analysis of the results, the students, learning in relation to the concepts taught, can be considered satisfactory, having space to improve the resources and the strategies that can be applied.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35208http://hdl.handle.net/10316/35208porHenriques, Rúben Alexandre Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-08T09:54:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:56:40.619364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
title |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
spellingShingle |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas Henriques, Rúben Alexandre Maia Biologia 8º ano Ciclo do nitrogénio Ensino das Ciências Geologia 10º ano Geotermia Planetologia Serviços dos ecossistemas Sismologia Sucessão ecológica |
title_short |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
title_full |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
title_fullStr |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
title_full_unstemmed |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
title_sort |
Ensino em geologia e biologia, métodos indirectos do estudo do interior da terra, sucessão ecológica e serviços dos ecossistemas |
author |
Henriques, Rúben Alexandre Maia |
author_facet |
Henriques, Rúben Alexandre Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Rúben Alexandre Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia 8º ano Ciclo do nitrogénio Ensino das Ciências Geologia 10º ano Geotermia Planetologia Serviços dos ecossistemas Sismologia Sucessão ecológica |
topic |
Biologia 8º ano Ciclo do nitrogénio Ensino das Ciências Geologia 10º ano Geotermia Planetologia Serviços dos ecossistemas Sismologia Sucessão ecológica |
description |
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/35208 http://hdl.handle.net/10316/35208 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/35208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133855251169280 |