O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Joana Eulália Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40724
Resumo: Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
id RCAP_a2b6a99b16f67d210e84b369bed7d31a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturaisThe role of promotional touristic videos in the formation of cultural touristic destinations' imageTurismoTurismo culturalDestino turísticoImagem do destinoVídeo turísticoVídeo promocionalYouTubeVimeoTourismCultural tourismTouristic destinationDestination imageTouristic videoPromotional videoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Património e Turismo CulturalNuma era em que o digital impera, os indivíduos vivem rodeados por informação à qual podem aceder instantaneamente, a qualquer hora, através de um clique ou de um movimento de dedo. A Internet é uma fonte de informação que une o mundo e que se usa com frequência para obter informações e opiniões, principalmente no universo do turismo. Antes de viajar, procura-se saber o que se pode ver no destino e quais as experiências que se pode viver. Para tal, pesquisa-se as experiências que os turistas tiveram e as informações oferecidas por instituições de turismo locais. Uma das maneiras de obter informação é através de vídeos promocionais dos locais que pesquisamos. O turismo é uma atividade económica importante para o desenvolvimento de um destino turístico e tem crescido a nível mundial de forma exponencial. O turismo cultural, em particular, tem aumentado devido à afluência de turistas com um perfil mais voltado para a aprendizagem, para descobrir a História, o património e viajar ao passado e às tradições dos locais que visitam. Dado o crescimento da procura por destinos relacionados com turismo cultural, neste estudo pretende-se perceber qual a influência dos vídeos promocionais desses locais na criação de uma imagem de destino positiva. Pretende-se descobrir igualmente se há relação entre a popularidade do vídeo e a do destino, se os vídeos mais populares correspondem aos destinos mais visitados.In an age where the digital has become norm, people live surrounded by information that they can access instantaneously, at any time, through a click or a flick of a finger. The Internet is a source of information that connects the world, allowing everybody to easily get information and read users’ opinions, especially in the universe of tourism. Before travelling, people search for what they might see at a given destination and what experiences they can look forward to having there. In order to do this they can rely on users’ experience sat that location and the information supplied by local tourism institutions. One way to find information is through promotional videos of the places that they are searching. Tourism is an important economic activity for every touristic destination’s development and has been growing worldwide in an exponential way. Cultural tourism, in particular, has been growing due to the bigger amount of tourists that are more interested in learning, in discovering History, patrimony and that want to travel to the past and experience traditions of the places they visit. Given the growth of the search for cultural tourism destinations, in this study we want to understand what influence promotional videos have in the creation of a positive destination image of these cultural tourism locations. We are also looking for a possible connection between one video’s popularity and one destination’s popularity and if the most popular videos correspond to the most visited destinations.Azevedo, António Joaquim Araújo deDale, Martin JohnUniversidade do MinhoTeixeira, Joana Eulália Marques20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40724por201148862info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:28:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:23:05.551244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
The role of promotional touristic videos in the formation of cultural touristic destinations' image
title O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
spellingShingle O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
Teixeira, Joana Eulália Marques
Turismo
Turismo cultural
Destino turístico
Imagem do destino
Vídeo turístico
Vídeo promocional
YouTube
Vimeo
Tourism
Cultural tourism
Touristic destination
Destination image
Touristic video
Promotional video
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
title_full O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
title_fullStr O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
title_full_unstemmed O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
title_sort O papel dos vídeos promocionais na formação da imagem dos destinos turísticos culturais
author Teixeira, Joana Eulália Marques
author_facet Teixeira, Joana Eulália Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, António Joaquim Araújo de
Dale, Martin John
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Joana Eulália Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo cultural
Destino turístico
Imagem do destino
Vídeo turístico
Vídeo promocional
YouTube
Vimeo
Tourism
Cultural tourism
Touristic destination
Destination image
Touristic video
Promotional video
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Turismo
Turismo cultural
Destino turístico
Imagem do destino
Vídeo turístico
Vídeo promocional
YouTube
Vimeo
Tourism
Cultural tourism
Touristic destination
Destination image
Touristic video
Promotional video
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40724
url http://hdl.handle.net/1822/40724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201148862
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132704484098048