Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Rui Azevedo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16189
Resumo: O presente relatório de estágio espelha o percurso de formação inicial da futura docente nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade profissional crítica e reflexiva das suas práticas pedagógicas. Deste modo, através de uma articulação entre a teoria e a prática, mobilizou-se conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos que contribuíram para a construção de crenças e valores desenvolvidos ao longo da prática educativa. Neste sentido, a aproximação à metodologia de investigação-ação revelou-se crucial para o desenvolvimento desta atitude indagadora, reflexiva e investigativa uma vez que possibilitou uma visão transformadora da ação devido ao seu caráter cíclico de observação, planificação, ação e reflexão. Simultaneamente, as interações pedagógicas de índole colaborativa entre todos os intervenientes educativos contribuíram para esta atitude crítica e reflexiva, possibilitando a criação de ações inovadoras, contextualizadas e significativas que fossem ao encontro das necessidades, interesses e motivações das crianças, promovendo o seu desenvolvimento holístico e, também, o desenvolvimento profissional da futura docente de perfil duplo. Assim sendo e tendo em consideração estas conceções, desenvolveu-se uma ação educativa baseada numa perspetiva socioconstrutivista, colocando a criança como coconstrutora do seu processo educativo, desempenhando um papel ativo e participativo na sua aprendizagem, cabendo à docente estagiária o papel de mediador. Partindo do princípio que as crianças não aprendem isoladas, mas em colaboração com outro, foram privilegiadas atividades em grupo, permitindo às crianças aprenderem umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação, autonomia, respeito pelo outro e de convivência democrática.
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